Ocorre neste domingo, 1º, a eleição para os novos conselheiros tutelares. Em Venâncio Aires, a votação é realizada no Grêmio Recreativo Sete de Setembro. O processo encerra às 17h e, desde as primeiras horas da manhã, o movimento é intenso no local.
Podem votar os maiores de 16 anos e é necessário apresentar título de eleitor físico e documento com foto ou o título de eleitor digital já com foto, o e-título. “Temos percebido que alguns eleitores não têm trazido o documento de identificação e o título. Lembrando que não é um ou outro, mas sim, os dois documentos”, observou o presidente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Leonardo Duarte da Rosa. Ainda conforme ele, ainda na noite de hoje já deve ser divulgado um resultado preliminar da eleição. São 18 candidatos para cinco vagas e ainda serão eleitos até 10 suplentes.
A eleição é realizada através do voto direto, secreto e cada pessoa vota em apenas um candidato. Diferente das eleições para políticos no Brasil, é um processo facultativo. Ainda assim, muita gente entende que é importante participar. “Pode não ser obrigatório, mas se temos oportunidade de escolher as pessoas que terão um papel tão importante, com crianças e adolescentes, acho que devemos votar. É um serviço importante para as famílias”, avaliou o metalúrgico Gian Garcia Rosa, 35 anos. Ao lado da esposa, Sinara da Silva, 35, foi a primeira vez que eles votaram para conselheiro tutelar.