Em dois dias de Empregar RS, Sine encaminha 109 candidatos

-

A agência do Sine de Venâncio Aires atendeu 109 candidatos a vagas de trabalho na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de novembro. As atividades integram o programa Empregar RS, que é realizado em parceria com Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) e tem como objetivo intermediar postos formais no Rio Grande do Sul. Foram 80 trabalhadores atendidos na quinta e 29 na sexta, nos períodos da manhã e tarde, segundo o coordenador do Sine na Capital do Chimarrão, Cristiano Kaufmann.

“O Empregar RS é uma espécie de mutirão de empregos. Desenvolvemos a atividade todos os anos, é um esforço no sentido de que as empresas façam suas seleções por intermédio do Sine, com data e horários definidos. Dessa forma, evitamos que os candidatos fiquem muito tempo em filas. A gente sabe que algumas pessoas, quando estão em busca de oportunidades, vão às filas na madrugada, às vezes até no dia anterior”, salienta. Segundo Kaufmann, o fato de o Empregar RS ser realizado em dois dias também é positivo.

Conforme o coordenador, as empresas parceiras de 2021 foram a BRF Alimentos e a Docile, ambas de Lajeado. Ao chegar no Sine, o trabalhador preenche um cadastro e sai com uma carta com dia e horário definidos para participar da entrevista de emprego que, nos casos do Empregar RS, vão ser realizadas na agência de Venâncio Aires, nesta terça, 23, e quinta, 25. “Esta é outra facilidade que o programa oferece, pois as empresas contratantes vêm ao Sine e não há necessidade de deslocamento dos candidatos”, argumenta.

LINHA DE PRODUÇÃO
Kaufmann lembra que muitas empresas têm buscado auxílio do Sine à procura de profissionais para as suas linhas de produção. “Esta é a nossa maior demanda no momento. Como as tabacaleiras não estão contratando, ainda, para a safra, temos bastante mão de obra para estas vagas. Em outubro a gente fez uma atividade parecida com esta, tínhamos 110 empregos disponíveis e 63 trabalhadores foram contratados”, observa ele, que acrescenta ainda que as pessoas não selecionadas têm os seus cadastros mantidos para novas oportunidades. “Tentamos encaminhar para alguma vaga compatível com o perfil”, esclarece.

“Sabemos que está difícil de conseguir emprego, em especial pela qualificação que as vaga exigem. Estamos fazendo a nossa parte, tentando colocação no mercado para o máximo de trabalhadores. Mesmo que seja fora de Venâncio Aires, que tenha que passar uma ou duas horas dentro de um ônibus, o fundamental é que as pessoas tenham renda e possam garantir dignidade às suas famílias. É sempre importante ressaltar que o Sine faz o intermédio, não influencia na contratação.”
CRISTIANO KAUFMANN
Coordenador do Sine

 

O coordenador da agência do Sine de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, reforça que, na terça e quinta desta semana somente serão entrevistados no Sine, pelos representantes das empresas, as pessoas que fizeram o encaminhamento na semana passada.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido