Desde o começo de abril, o setor de limpeza da Prefeitura vem fazendo um mutirão de limpeza nas bocas de lobo de Venâncio Aires. São pontos da cidade e dos bairros que recebem trabalhos de limpeza e restauração. Conforme o coordenador dos trabalhos, Neri da Silveira para que a limpeza possa ser bem feita, o servidor entra no bueiro com ajuda de uma escada, para que todo o material possa ser retirado. Nestes dois meses, 95 pontos já receberam os trabalhos.
“Tem locais que a profundidade era de uns três metros e nós fomos até o final para conseguir tirar todo o lixo”, destaca Neri. Conforme ele, são retirados materiais de todos os tipos, como roupas, calçados, plásticos, garrafas pets, pedras, madeira, entre outros que atrapalham o escoamento do esgoto e da água. Este material, descartado incorretamente, entope a canalização e além de causar alagamento nas ruas quando ocorrem chuvas mais intensas, ainda são propícios para a proliferação de insetos, especialmente baratas e mosquitos.
Neri explica que o setor fez um roteiro para os trabalhos, mas também disponibiliza os telefones (51) 98903-2407 e (51) 2183-0250 para quem constatar demandas em alguma localidade. O coordenador conta que o trabalho tem recebido apoio dos moradores já que há muitos anos não aconteciam ações neste sentido “As pessoas acompanham os serviços e nos agradecem pela iniciativa, destacando que há anos não vinham essas ações”, afirma ele.
Furtos
Outro problema relacionado às bocas de lobo é o roubo das grades de proteção. Embora não seja um problema novo, os casos voltam a se intensificar. Conforme o coordenador da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gilmar Mossmann, mais de 20 casos já foram registrados, causando prejuízos à Prefeitura e colocando as pessoas em risco, já que os bueiros ficam abertos e sem proteção.
Fonte: AI Prefeitura
LEIA MAIS: