Além de o tabaco ser fonte de renda para muitas famílias de Passo do Sobrado, o fato de o município sediar o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão da Alliance One faz a cidade ser referência na área.
Na propriedade de 82 hectares, localizada na ERS-405, são realizadas pesquisas agrícolas e desenvolvidas técnicas de produção de tabaco, melhoramento de plantas e produção de sementes. O local também recebe eventos técnicos, que neste momento estão suspensos presencialmente em virtude da pandemia. “Através da aplicação de melhores práticas agrícolas, trabalhamos desde o manejo de solo e passamos por todas as etapas de condução das lavouras de tabaco”, comenta o diretor Global de Agronomia da Alliance One, Hélio Moura.
No fim do ano passado, o espaço passou a ser chamado de Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão. Em 2020, também recebeu investimento de cerca de R$ 2 milhões com a construção de novos escritórios, laboratórios e auditório, além da estrutura já existente. A mudança consolidou a operação brasileira como referência mundial do grupo Alliance One em pesquisas agrícolas, desenvolvimento de novas técnicas de produção de tabaco, melhoramento de plantas e produção de sementes.
De acordo com Moura, o Brasil como centro de excelência terá papel fundamental no fomento de tais práticas para a corporação, visando incremento de produtividade e qualidade, redução de custos de produção, geração de renda adicional aos produtores e, consequentemente, a sustentabilidade da cadeia produtiva.
O diretor Global de Agronomia afirma que o Brasil tem todas as ferramentas necessárias para acelerar a difusão de tecnologias de ponta visando aumentar a rentabilidade do produtor, melhorar a qualidade do produto e atender à regulação, para garantia da sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco globalmente. “O Brasil como maior exportador mundial tem naturalmente uma posição de destaque dentro do grupo. Neste contexto, a escolha como centro de excelência foi um processo natural. Temos uma operação robusta e precisamos compartilhar a outros países nossas melhores práticas desenvolvidas dentro de casa”, destaca.
Qualidade, produtividade e sustentabilidade
O diretor Global de Agronomia da Alliance One, Hélio Moura, explica que todo o pacote agronômico disponibilizado ao produtor é testado no centro de pesquisa de Passo do Sobrado, antes de ir a campo. São mais de 40 anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de produção. Todas as linhas de pesquisa se baseiam em três pilares fundamentais: qualidade, produtividade e sustentabilidade. “Estamos seguros que temos diferenciais, oferecendo aos nossos produtores integrados um pacote tecnológico extremamente competitivo, reforçando o papel do Brasil como maior exportador de tabaco do mundo”, pontua.

“Nosso investimento diário tem o objetivo de consolidar ainda mais o nosso país como referência na produção de tabaco de qualidade e com sustentabilidade.”
HÉLIO MOURA
Diretor Global de Agronomia da Alliance One