Texto atualizado às 10h04min do dia 23 de fevereiro
Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite desta segunda-feira, 22, o prefeito Jarbas da Rosa falou sobre o endurecimento na fiscalização nas ruas para evitar aglomerações tanto durante o dia quanto à noite, em Venâncio Aires. “Não vamos permitir aglomerações em parques e praças durante o dia”, ressaltou. O pronunciamento foi feito após o governador Eduardo Leite divulgar o mapa definitivo do Distanciamento Controlado.
Além disso, o chefe do Executivo destacou que trabalhará a conscientização da população. “Peço que a comunidade de Venâncio Aires trabalhe unida com o Governo Municipal para que possamos evitar o colapso na saúde”, salientou. Ele reforçou a necessidade das pessoas usarem máscara, manterem o distanciamento social e evitarem reuniões e aglomerações. “Nosso objetivo é trabalharmos unidos para passar a crise da Covid-19”, acrescentou.
Para reforçar a fiscalização no município durante o dia e à noite, a Prefeitura fará a contratação emergencial de fiscais. Além disso, conforme decreto publicado nesta segunda, haverá aplicação de multa de 200 Unidades Padrão Municipal (UPMs), o equivalente a R$ 1.132, para quem não cumprir as regras do decreto municipal nº 7.533, publicado nesta segunda.
O prefeito Jarbas da Rosa ressaltou, várias vezes, a necessidade da população contribuir, adotando os protocolos de prevenção. Ele também garantiu que a Prefeitura está fazendo o possível para manter tudo funcionando na medida da responsabilidade que o momento exige, do ponto de vista da proteção da saúde da comunidade e da economia.
“Peço, mais uma vez, o apoio de vocês: usem máscara, utilizem álcool gel, mantenham o distanciamento social, não façam aglomeração e respeitem as fiscalizações.” Jarbas também lembrou que a situação não é momentânea e que a previsão é que nesta sexta-feira, a região seja classificada, novamente, em bandeira preta. Assim, as novas regras devem ser mantidas pelo período entre 15 e 20 dias.
Aulas
Jarbas informou que após a autorização do Governo do Estado, as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (séries de alfabetização) estão autorizadas. Assim, as escolas da rede privada de Venâncio já estão liberadas para retornar. Por questão de logística da alimentação, as Emeis voltam a ter atendimento presencial na quarta-feira, 24. “Precisamos de, no mínimo 24 horas, para fornecer o alimento”, explica.
Atendimento médico
De acordo com o prefeito, como estratégias para ampliar o atendimento médico, a Prefeitura, já na semana passada, antecipou o retorno de médicos da Estratégia Saúde da Família (ESFs) que estavam de férias. Além disso, se aumentou o número de profissionais de atendimento no Centro Respiratório (CAR), do bairro Gressler.
Em discussão entre a Secretaria Municipal de Saúde e representantes do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se decidiu aumentar o número de médicos na UPA e instalar junto ao local um novo CAR. “Até o início de março esperamos ter dois Centros de Atendimento Respiratório funcionando em Venâncio”, projetou Jarbas.
LEIA MAIS: