
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Em Venâncio Aires, a maior parte dos trabalhadores leva entre 6 e 15 minutos para chegar aos locais onde exercem suas atividades profissionais. São 43%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início do mês. Ainda segundo o levantamento, 27% precisam de mais de 15 e até 30 minutos para percorrer a distância.
Os que necessitam de até cinco minutos são 15%. Deslocamento entre 30 minutos e uma hora é realidade para 11%, ao passo que 3% levam entre uma e duas horas para chegar ao trabalho. Ninguém, de acordo com o IBGE, precisa de mais de duas horas para o deslocamento na Capital do Chimarrão.
Para calcular a média de chegada ao trabalho, o IBGE considera o tempo entre o domicílio e o local de trabalho principal, sem levar em conta, por exemplo, paradas intermediárias para deixar os filhos na escola ou fazer compras. O estudo abrange as pessoas que se deslocam, pelo menos, três vezes por semana até o local das atividades profissionais. Os dados foram coletados na semana de 25 a 31 de julho de 2022.
Média no Brasil
A maioria dos venâncio-airenses tem um caminho curto até chegar ao local de trabalho e iniciar as tarefas do dia. Isso é uma característica de municípios com população mais enxuta e que estão no interior dos estados – no nosso caso, cerca de 70 mil habitantes. A realidade é completamente diferente quando se calcula o tempo médio considerando os trabalhadores dos quatro cantos do país.
A maior parte – 67%, o equivalente a dois terços – leva até meia hora para o deslocamento. Outros 20% gastam entre 30 minutos e uma hora, enquanto que 10% têm tempo de ‘viagem’ estimado entre uma e duas horas. No caso dos trabalhadores que necessitam de mais de duas horas para chegar ao trabalho, o percentual é de 1%.