Ocorre na próxima segunda-feira, 16, no Dia Mundial da Alimentação, o 4º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar de Venâncio Aires. Para isso, a Emater vai promover uma palestra no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A programação começa às 13h20min.
Intitulado de ‘Plantas medicinais: cultive virtudes e colha saúde’, o evento é voltado para integrantes dos clubes de mães do interior e outras pessoas da comunidade interessadas no assunto. Não é necessária inscrição prévia. A palestrante será a extensionista rural da Emater de Boqueirão do Leão, Celita Petterson, que tem especialização na área de plantas bioativas.
Segundo a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, se trata de mais um evento para reforçar o trabalho constante da Emater relacionado à alimentação. “A gente percebe que cada vez mais as famílias se voltam para a alimentação mais saudável, com mais qualidade”, destacou Viviane, durante o programa Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, na quarta-feira, 11.
Ela comentou que, entre as plantas mais comuns, está a hortelã, o capim cidreira, a melissa, a camomila, a manjerona e o temperinho verde, como cebolinha. “São inúmeras espécies e tendo terra apropriada, é tranquilo de cultivar, seja em casa, seja em apartamento. O mais difícil não é o manejo, mas sim a valorização dessas plantas, que ajudam a prevenir doenças, e a priorização de focar numa alimentação mais saudável.”
Também haverá uma confraternização com lanches à base de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, que serão preparados pelas participantes. Entre as receitas, haverá um pão com açafrão e uma geleia feita com pétalas de rosas, por exemplo. A partir de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, os participantes também levarão para casa um kit com seis mudas de plantas medicinais, para podem ser usadas de várias formas.