Insatisfeitos com as restrições impostas pelo Governo do Estado, em decorrência da Covid-19, empresários da região, de diferentes setores, se mobilizam para realizar um protesto.
Os participantes do movimento irão se encontrar amanhã, a partir das 8h30min, na BR-386, em frente ao Country Clube de Lajeado. Já na sexta-feira, 4, seguirão até Porto Alegre, para uma movimentação pacífica, das 11h às 17h, em frente ao Palácio Piratini.
De acordo com o proprietário da lancheria e choperia Madrugas, de Venâncio Aires, Marcos André Lucas, a mobilização dos empresários se deve à posição tomada pelo Governo do Estado. “O governador deu um ‘canetaço’ e tirou o sustento da categoria, que já foi diretamente afetada com as restrições impostas devido à pandemia”, destaca. Segundo ele, a intenção do grupo é negociar uma alteração do decreto, dentro de um acordo conjunto das categorias”, afirma.
A apoiador da mobilização, Ricardo Lenhardt complementa que os empresários e a classe atingida não são os causadores da proliferação do vírus. “Chegamos à situação que está e não aceitamos mais este tipo de coisa. Já estamos há 9 meses sem trabalhar”, salienta o integrante do Grupo Presença e proprietário da Presença Produções, de Venâncio Aires.
Artistas, músicos individuais, proprietários de lancherias, restaurantes e casas de eventos, entre outros setores, estarão envolvidos na manifestação, que também será realizada no Trevo do Gaúcho Diesel, no entroncamento da rodovia com a RSC-471.
Conforme o empresário Marcos André Lucas, ainda não foi definido se o bloqueio das rodovias será total ou parcial.