Em abril, os moradores de Vila Deodoro e Linha Brasil terão a comodidade de andar sobre um trecho ainda maior de asfalto. Nas duas localidades, a empresa Giovanella trabalha para finalizar a pavimentação.
Paralelo a esta obra, a empresa Avante segue em ritmo acelerado para completar o asfaltamento em Linha Sapé. A intenção é de que este trecho, totalizando 5,75 quilômetros, fique pronto no mês de maio. “Dependemos de fatores externos, como tempo e liberação de recursos, mas queremos terminar o asfaltamento de Linha Sapé o mais rápido possível”, analisou o Secretário de Planejamento.
Gustavo Von Helden destacou que afora o trecho finalizado, há outros 1,5 quilômetros prontos para receber a camada asfáltica. “E todo o restante da extensão está com as obras em andamento para ficar apta a receber o asfalto”, avisou.
O secretário diz que há questões a resolver, como da escadaria do cemitério, ao lado da igreja, que estava sobre o leito da estrada. “Depois de arrumar a escadaria e facilitar o acesso ao cemitério, precisamos preparar a cancha de toda a estrada para colocar a pavimentação”, explicou Von Helden.
Sobre os recursos, disse que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está depositando os valores e que pediu uma renovação do convênio, por mais 365 dias. “Isso é uma cautela, pois o tempo é imprevisível e não queremos perder o convênio, como já aconteceu”.
Deodoro
O secretário disse que em Vila Deodoro, que vai da pavimentação que inicia na frente do ginásio de esportes, até em frente a Santinha, em um percurso total de 1.684 metros, os trabalhos estão em estágio avançado e já receberam o material conhecido como ‘macadame’, que é um pré-asfalto.
Von Helden salienta que há alguns pontos, perto da Santinha, onde é necessário fazer a escavação da rocha, já que a empresa não pode usar dinamite para explodir as pedras, por causa das moradias. “Se não tivesse a rocha, a obra estaria pronta”, disse, ressaltando que é provável que o asfaltamento esteja concluído até o fim do mês de abril.
Linha Brasil
O asfaltamento em Linha Brasil, garante o secretário, é uma obra fácil de ser feita, pois começa na ponte e vai até a entrada da Picada Bohn, em um extensão de 406 metros. “A drenagem está toda concluída e a obra fica pronta no mês que vem”, garantiu.