Entidades de Mato Leitão são beneficiadas com o Fundo Filantrópico da Sicredi

-

Em mais uma edição, o Fundo Filantrópico da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG beneficiou nove entidades de Mato Leitão com recursos. Neste ano, segundo o gerente da agência da Cidade das Orquídeas, Mauro Stöhr, no total, foram repassados R$ 54 mil às instituições do município. Uma das entidades beneficiadas é a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa São José, de Vila Arroio Bonito. Segundo o tesoureiro da associação, Mauro Lenhart, o valor foi utilizado na compra de tintas, para realizar a pintura da parte interna da sede, e de laca para ser aplicada na quadra esportiva. A mão de obra referente às melhorias foi paga com dinheiro que a associação tinha em caixa.

Este é o terceiro ano que a associação São José recebe recursos do Fundo Filantrópico da Sicredi. Em 2019, o valor foi utilizado para construir o muro entre os postes do alambrado do campo de futebol e, no ano passado, o recurso foi aplicado na substituição das lâmpadas tradicionais por equipamentos de led. De acordo com Lenhart, desde que essa mudança foi feita é possível perceber uma economia de aproximadamente 50% nas contas de energia elétrica.

“Sempre é uma satisfação vermos que o recurso é muito bem aplicado”, destaca o gerente da agência de Mato Leitão. Stöhr também ressalta que os recursos do fundo são uma forma de retornar à comunidade a participação dos associados. Hoje, a agência local da Sicredi tem 3,7 mil associados, o que representa cerca de 70% da população da Cidade das Orquídeas. Ele ainda lembra que no ano que vem haverá uma nova edição do Fundo Filantrópico e as entidades do município poderão, novamente, se organizar e cadastrar projetos. Não há um limite de instituições que podem se inscrever. “Está fazendo a diferença na comunidade”, acrescenta o gerente.

Sobrevivência

Para o presidente da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa São José, Marino Schuster, o valor ajuda na sobrevivência da entidade. “É muito importante para manter o patrimônio e não precisar retirar dinheiro do caixa. Ficou lindo e ótimo a parte feita com o recurso da Sicredi”, avalia. Na quinta-feira, 9, o gerente da agência Sicredi de Mato Leitão visitou a sede do São José para ver a obra feita com o recurso do Fundo Filantrópico. Além de Schuster e Lenhart, acompanharam a visita o vice-presidente da associação, Gilberto Dresch, e o secretário da associação, Ricardo Dresch. As pessoas de alguns deles, que colaboram com o trabalho junto à entidade, também estavam presentes.

Sobre a Associação São José

A sede da associação São José, localizada no interior do município, é utilizada para a realização de eventos sociais e esportivos. Antes da pandemia da Covid-19, a principal fonte de receita da entidade era a Festa Intercomunitária, que ocorre em março.

Contudo, por causa do coronavírus, os horários agendados pela comunidade para partidas de futsal e voleibol têm sido muito importantes para a saúde financeira da entidade, que apesar das dificuldades causadas pela pandemia, está em equilíbrio.

Além das melhorias feitas com o recurso do Fundo Filantrópico da Sicredi, que foram finalizadas há duas semanas, a associação São José já está organizando a renovação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), com recursos que tem em caixa, e fará, em seguida, uma reforma na cancha de bocha, construída junto à sede. Atualmente, a associação tem 80 sócios ativos.

Entidades contempladas

• Associação Cultural, Esportiva e Recreativa São José
• Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Sampaio Baixo
• Associação de Desenvolvimento de Mato Leitão
• Associação Comercial e Industrial de Mato Leitão (ACI)
• Associação Esportiva, Recreativa e Cultural União Boa Vista (Seubv)
• Associação de Pais e Mestres (APM) da Emei Vó Olga
• APM do Colégio Poncho Verde
• APM da Emef Ireno Bohn
• APM da Emef Santo Antônio de Pádua

Saiba mais

• O Fundo Filantrópico é composto por 2% do resultado líquido do último exercício e os recursos são destinados a atender ações de interesse coletivo, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades onde a Sicredi Integração RS/MG está inserida.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido