Durante a noite da sexta-feira, 4, e desse sábado, 5, de duas a três equipes de fiscais da Prefeitura, com o apoio da Brigada Militar (BM), realizaram fiscalizações em Venâncio Aires. As ações tinham como objetivo orientar e dispersar possíveis aglomerações de pessoas, em razão da piora nos indicadores relacionados à pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul.
De acordo com a fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr, apesar de o objetivo das fiscalizações ser voltado à orientação, houve a interdição de um estabelecimento e dois registros de termos circunstanciados. “O foco da ação foram as aglomerações em vias públicas e estabelecimentos descumprindo as normas. A maior parte das denúncias atendidas foram de festas em residências”, relata.
O estabelecimento interditado durante as fiscalizações é um bar, localizado no bairro Macedo, que não estava cumprindo nenhum dos protocolos, tinha a presença de aproximadamente cem pessoas, perturbação de sossego e não tinha alvará de licença para funcionamento. Segundo Daniele, foram recebidas denúncias a respeito de situações registradas tanto na cidade quanto no interior do município.
“As fiscalizações continuam no decorrer da semana. Reiteramos que o momento é de cautela. Os indicadores de saúde são preocupantes e só com a conscientização da população podemos reverter o quadro. Ainda é momento de se cuidar. Talvez o momento mais grave desde o início da pandemia. Então reiteramos a necessidade de que as regras de distanciamento sejam seguidas”, ressalta. Denúncias de aglomerações ou outros descumprimentos do que prevê o decreto estadual podem ser informados pelo telefone 190.