O investimento será destinado ao loteamento da Vila Estância Nova, onde futuramente serão construídas 72 unidades habitacionais do programa A Casa É Sua – Calamidade (Foto: Júnior Posselt)
O investimento será destinado ao loteamento da Vila Estância Nova, onde futuramente serão construídas 72 unidades habitacionais do programa A Casa É Sua – Calamidade (Foto: Júnior Posselt)

Venâncio Aires - O Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de R$ 3.269.269,11 em recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para a execução de obras de infraestrutura em Venâncio Aires. O investimento, publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 3, será destinado ao loteamento da Vila Estância Nova, onde futuramente serão construídas 72 unidades habitacionais do programa A Casa É Sua – Calamidade.

O financiamento integra a carteira do Plano Rio Grande, no eixo Reconstrução. As obras de infraestrutura incluem drenagem, pavimentação, redes de água, esgoto e energia.

Segundo a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade, o valor homologado da licitação para a infraestrutura do loteamento é de R$ 6.740.000, o que significa que o Estado vai arcar com aproximadamente metade do investimento, enquanto o restante será custeado pela Prefeitura de Venâncio Aires. A licitação para a execução da infraestrutura já está finalizada e teve como vencedora a Construtora Giovanella, com sede em Lajeado.

“Essa é uma conquista muito importante para Venâncio Aires e, principalmente, para as famílias que foram atingidas pela enchente de 2024. É um recurso fundamental para viabilizar o loteamento da Estância Nova e permitir que essas 72 casas saiam do papel”, destacou a secretária.

Claidir explicou ainda que o trabalho para viabilizar o recurso começou em 2024, quando, ainda como vereadora, articulou junto ao Governo do Estado a inclusão do município novamente no radar dos programas de calamidade. “A pedido do prefeito Jarbas da Rosa, buscamos apoio junto ao secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. Em dezembro do ano passado, o Conselho do Funrigs aprovou o recurso, e agora temos a confirmação oficial”, afirmou.

A expectativa é que até a metade de fevereiro toda a documentação esteja concluída para que o Município possa assinar o convênio com o Estado e dar início às obras. A área do antigo IPM, onde será implantado o loteamento, já passou por limpeza e preparação para receber a infraestrutura.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.