Há menos de um mês à frente da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Ana Cláudia do Amaral Teixeira já está tomando conhecimento da situação, junto com a equipe técnica que atua na pasta, para resolver os trâmites e dar continuidade às obras que estão em fase de execução.
No dia 15 de janeiro, a secretária entregou um diagnóstico ao prefeito Jarbas da Rosa para identificar os projetos que são concretos e aqueles que ficaram no papel ou que foram interrompidos. “A Secretaria de Planejamento e Urbanismo é essencialmente técnica. Pretendo exercer o papel de ligação entre a equipe de técnicos e o prefeito, além de ouvir os vereadores e a comunidade para que possamos realizar este trabalho”, afirma.
Além de promover o diálogo e trabalhar em conjunto com a equipe técnica, Ana Cláudia pretende dar continuidade às obras que já estão sendo executadas. Entre as principais demandas do setor, a estrada de Linha Sapé e os quatro lotes do Avançar Cidades são prioridades que estão no topo da lista. A obra da estrada de Sapé foi recentemente incluída no cronograma do Governo do Estado. “Cerca de um quilômetro da estrada foi executado, com recursos de contrapartida do Município. Contudo, estamos aguardando a liberação de recursos do Departamento Autônomo de Estardas e Rodagem (Daer) para dar sequência na obra de drenagem”, explica.
Os quatro lotes do Avançar Cidades também estão na lista das demandas. “Na quinta-feira, dia 21, teve início o processo de julgamento de habilitação das empresas interessadas em executar o lote 2, que compreende os bairros Bela Vista e Santa Tecla”, comenta. Ela menciona ainda que os lotes 1 (Gressler, Aviação, Brígida e Cruzeiro) e 4 (Leopoldina, Universitário, Cidade Alta e Coronel Brito) foram revogados e o lote número 3 (bairro Aviação e Santa Tecla) foi suspenso.
Projetos
Antes de apresentar os novos projetos a médio e longo prazo, a secretária pretende tomar conhecimento do orçamento disponível. “Tenho consciência das dificuldades financeiras que serão encontradas. Contudo, teremos força de vontade e resiliência para ir atrás. Meu objetivo é facilitar a vida dos técnicos e articular recursos para contribuir com a comunidade”, afirma.
Os principais projetos que a secretária tem em vista são o conserto das ruas, que foram abertas pela Encosan, a revitalização da avenida Ruperti Filho, o Centro de Vocação Tecnológica (CTV) da Proteína Animal e o Centro de Proteção aos Animais. “O Centro de Proteção aos Animais não possui abastecimento de água, energia elétrica e via de acesso”, explica a secretária. Já as ruas abertas pela Encosan, Ana Cláudia argumenta que será realizado um levantamento das vias para que sejam buscados recursos para o capeamento asfáltico e, consequentemente, para a melhora da trafegabilidade.
Centro Cultural Multipalco
O Centro Cultural Multipalco, que será construído no prédio da antiga Secretaria de Cultura e Esportes, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke, está em processo de licitação. De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, a primeira licitação foi deserta (sem interessados) e a segunda foi frustrada – por falta de documentos a empresa interessada não foi habilitada a executar a obra. “Já encaminhamos à Caixa Econômica Federal uma alteração de orçamento para a reabertura de uma nova licitação”, explica.
Equipe e mudanças internas
- A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, localizada na rua General Osório, é formada por uma equipe de 15 pessoas.
- A secretária Ana Cláudia do Amaral Teixeira conta com o apoio direto da responsável pela Central de Projetos, Deizimara Ana de Souza, e do assessor administrativo Gustavo André Gradaschi Von Helden.
- Além disso, a equipe também é formada por quatro engenheiros, um arquiteto, três fiscais de obra, um desenhista, duas oficiais administrativas e duas estagiárias de arquitetura e engenharia.
- De acordo com Ana Cláudia, serão realizadas mudanças internas para facilitar a funcionalidade da secretaria. “O setor de protocolos será transferido para o mesmo prédio”, antecipa.
- Além disso, será feita uma remodelação da estrutura da secretaria e novo layout. “O objetivo é trazer mais funcionalidade ao trabalho e facilitar o acesso dos contribuintes”, avalia.
LEIA MAIS:
Secretaria de Desenvolvimento Rural aposta na diversificação