A quinta-feira, 8 de abril, marca os 23 anos de atividades da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), em Venâncio Aires. Implantado pelo Ministério da Saúde, em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), chegou a Venâncio Aires ainda como programa, com a finalidade de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades. Conforme o enfermeiro Samuel Bittencourt da Luz Júnior, atual coordenador municipal da saúde básica e da EACS, a Capital Nacional do Chimarrão tem 40 agentes comunitários de saúde, dos quais 28 atuam em Equipes de Saúde da Família e 12 na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde.
“O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe”, destaca Samuel. Conforme o coordenador, os profissionais são escolhidos dentro da própria comunidade para atuarem junto dessa população. Entres as atividades dos agentes está a realização de visitas mensais em cada família da comunidade, e identificação e encaminhamento de situação de risco, porém em famílias com casos de hipertensos, diabéticos e crianças menores de dois anos, as visitas podem ser mais frequentes.
Novidades
A nova coordenação do EACS pretende descentralizar as atividades dos agentes, fazendo com que os profissionais atuem de forma mais conjunta e presente também nas unidades de saúde das localidades onde trabalham. “A nossa proposta é oportunizar uma vivência maior dos agentes comunitários de saúde também nas unidades”, explica Samuel.
LEIA MAIS: