O evento de laço do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, denominado ‘Domingueira de trios’, que estava agendado para ocorrer neste domingo, 6, foi cancelado. A decisão da entidade, anunciada na noite da segunda-feira, 30, levou em consideração a classificação da região de Santa Cruz do Sul, da qual Mato Leitão faz parte, na bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa definitivo do Distanciamento Controlado. A atualização é divulgada semanalmente pelo Governo do Estado.
A atividade campeira estava prevista para ser realizada no Parque Municipal das Orquídeas, localizado em Vila Santo Antônio. Ela foi idealizada após a entidade ter cancelado a realização do rodeio crioulo, também por causa da pandemia da Covid-19. “Esse evento de domingo seria a nossa última oportunidade do ano em fazer algo com entrada de lucro para a entidade, mas infelizmente vivemos um momento de incertezas e de pandemia. Vamos deixar para uma próxima, para que com melhores condições possamos fazer alguma coisa maior e melhor”, relata o patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda.
Ele explica que a entidade já havia acordado com a Prefeitura que em caso de a região ser classificada com bandeira vermelha o evento seria cancelado. Além disso, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou nessa terça-feira, 1º, um comunicado suspendendo todas as atividades presenciais durante 15 dias em regiões classificadas com risco epidemiológico alto. “Infelizmente passamos o ano praticamente em branco. Fizemos algo na Semana Farroupilha, mas em grupos pequenos para evitar a contaminação”, complementa.
De acordo com o patrão, com o valor que seria angariado com o evento de laço seria possível fazer uma reserva de caixa, que poderia ser usada para finalizar a obra de construção da sede própria da entidade tradicionalista, junto ao Parque Municipal das Orquídeas.