Eventos com mais de 150 pessoas precisam autorização da Prefeitura

-

Diferente do decreto estadual de protocolos Covid, que determinou que eventos sociais e feiras com até 400 pessoas precisam de autorização prévia, Venâncio Aires baixou o limite. Assim, passa a exigir que essas atividades que tenham a partir de 150 pessoas já necessitem de um ‘ok’ da Prefeitura.

Segundo a fiscal de Posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr, a medida passa pela característica do próprio município, onde não são tão comuns eventos com mais de 400 pessoas. “Mais que isso são eventos muito grandes, o que não é a maioria aqui.”

Além disso, outra decisão municipal diz respeito ao comprovante de vacinação. Como Venâncio já vinha exigindo isso para o acesso a algumas atividades, o prazo de implementação estadual (previsto para o próximo dia 17) não será aplicado. “Nós já vínhamos solicitando e vamos continuar. A cobrança é pelo menos a primeira dose, desde que a segunda não esteja atrasada. Então precisa estar em dia”, explicou Daniele. Ainda sobre a exigência da carteira de vacina, o controle e a responsabilidade sobre isso cabe ao proprietário do local ou quem esteja promovendo o evento.

Festas familiares, em residências, estão liberadas, mas Daniele Mohr lembra que o cenário ainda é de pandemia. “É preciso bom senso sempre.”

No mais, Venâncio seguirá o que já estava previsto no decreto estadual divulgado na última semana.

Parque

Quanto ao fim de semana de 30 e 31 de outubro, quando o Parque do Chimarrão vai sediar três grandes eventos, Venâncio Aires precisará de autorização da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

Cada atividade (escolha de soberanas da Fenachim, Feira do Livro e Festival Gastronômico) terá suas próprias regras a seguir. Mas, como serão eventos simultâneos e a previsão é de milhares de pessoas circulando, a Amvarp precisará aprovar.

Pelo decreto da associação, de 1.201 a 2,5 mil pessoas precisa de autorização regional; e de 2.501 a 10 mil pessoas deve ter presença de monitores para fiscalização do cumprimento do distanciamento e uso de máscara, mais testagem de trabalhadores.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido