Faires é contemplada com recursos do Fundopem

-

A Fundição Venâncio Aires (Faires) receberá recursos estaduais para seguir com o projeto de expansão. Na manhã da última quinta-feira, 20, o presidente da empresa, Flávio Bienert, e a filha, Caroline Bienert, que é diretora da Faires, estiveram em Porto Alegre para o lançamento do Avançar no Desenvolvimento Econômico.

Conforme Bienert, eles representaram outros empresários gaúchos durante a assinatura do convênio, após serem contemplados com recursos do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem). “Cerca de 180 empresas solicitaram esse apoio e nós também estávamos pleiteando o Fundopem. Isso vai representar um crescimento importante para a Faires.”

O presidente da empresa preferiu não detalhar os valores do auxílio, mas destacou que vão possibilitar um aumento de 50% na produção. “Já estávamos em processo de ampliação de prédio, estrutura, aquisição de máquinas modernas. Isso está uns 70% concretizado e o restante teremos condições de finalizar nos próximos três ou quatros meses. A expectativa também é contratar mais funcionários”, projetou.

Com cerca de 400 funcionários, a empresa no setor de metalurgia que fabrica produtos em ferro fundido tem como principal carro-chefe as linhas de irrigação, garimpo e agrícola. Os itens são vendidos para todo o Brasil e para o exterior, chegando a cerca de oito países.

Fundopem

O Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) é considerado pelo Estado o principal mecanismo de atração de investimentos. O benefício é concedido a empresas com projetos de investimentos que resultem na implantação ou expansão de unidades industriais.

Avançar*

  • O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e dos bancos de fomento Badesul e BRDE, lançou na quinta, 20, no Palácio Piratini, o programa Avançar no Desenvolvimento Econômico.
  • Serão disponibilizados R$ 100 milhões em recursos do Estado para o pagamento de juros em operações de crédito disponibilizadas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
  • A iniciativa, que deve viabilizar a injeção de até R$ 600 milhões nas empresas gaúchas, tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e fomentar a qualificação das empresas, estimulando a circulação de bens e serviços. A expectativa é de que até 23 mil operações possam ser realizadas, 20% delas destinados preferencialmente aos Microempreendedores Individuais (MEI).
  • O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, disse que o programa só foi possível pela articulação de esforços em diferentes áreas do governo gaúcho e da área técnica da secretaria. “O Estado cresceu muito mais que o Brasil, exatamente pelo trabalho das secretarias, muitos assuntos ligados ao desenvolvimento, que envolvem nossa participação”.
  • * Com informações da AI Governo do Estado.


Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido