Falta de água: baixa vazão do Castelhano dificulta a captação

-

A moradora do Centro, Mohara Bacedoni, tem enfrentado um problema compartilhado por diversos outros venâncio-airenses, nos últimos dias: na casa dela, praticamente todos os dias, falta água. “Se tem água de manhã, não tem o resto dia. Se tem de tarde, não tem de manhã. Às vezes ficamos sem até de noite. Além disso, muitas vezes, a água também chega com barro”, afirma Mohara, que questiona como a situação pode ser solucionada.

O gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Ilmor Dörr, confirma que diversos bairros têm registrado falhas no abastecimento de água, especialmente os mais periféricos. O motivo principal está na falta de chuva, que baixou o nível do arroio Castelhano, de onde é captada a água que abastece a cidade.

“A vazão do Castelhano está baixa e isso prejudica a captação. Normalmente, são captados 145 litros de água por segundo e agora estão sendo 130 litros. Quinze litros a menos por segundo é muita coisa”, explica Dörr. Segundo ele, a situação preocupa e, por isso, é fundamental que as pessoas utilizem a água de forma consciente.

ilmor dorr venâncio aires
Dörr é gerente da Corsan (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Como a quantidade de água captada no Castelhano está sendo menor, não se tem o volume suficiente no reservatório para gerar a pressão necessária para a água ser distribuída de forma normal pelas tubulações. “Diferente do que muitas pessoas possam pensar, não se trata de um racionamento feito pela Corsan, não está sendo feito nenhum corte. É um problema no sistema. Como ele funciona por gravidade, ocorre de alguns bairros mais distantes terem problemas com o abastecimento”, esclarece.

O gerente da Corsan acrescenta que vazamentos na rede também podem interferir na distribuição da água. Além disso, nesta semana, o problema em um motor da bomba de captação também prejudicou o abastecimento. “Um motor reserva está sendo usado por enquanto. Vamos trocar por um motor com mais potência e instalar uma bomba auxiliar para ganho de captação por segundo”, afirma. Com o novo equipamento, será possível captar até 160 litros por segundo.

Apesar das medidas que, segundo ele, devem melhorar a situação, Dörr reconhece que é preciso debater e buscar outras soluções para o abastecimento de água em Venâncio. O tema deve ser um dos que entrará na pauta de uma reunião na Prefeitura, amanhã. “A cidade está crescendo e o consumo de água aumentando muito, está além do que deveria. Vamos trabalhar para a abertura de dois poços artesianos, na Santa Tecla e Bela Vista, mas precisamos buscar possibilidades de ter uma reserva de água no município.”

“Como sabemos que estamos em uma situação anormal, com pouca chuva, temos que nos precaver. É importante ter uma reserva. Por isso, orientamos que as pessoas tenham caixas d’água em casa, para não sofrer com problemas no abastecimento.”

ILMOR DÖRR – Gerente da Corsan

Por dia, 10 milhões de litros de água são consumidos, em Venâncio Aires. No verão, esse número chega a até 12 milhões.

Sujeira na água

Com relação à água com barro, relatada pela moradora Mohara Bacedoni, o gerente da Corsan, Ilmor Dörr explica que o que pode ocorrer é, após interrupção do abastecimento ou manutenção da rede, alguma sujeira da tubulação se soltar e ser levada pela água. “Toda questão de anormalidade, seja de cor, cheiro ou gosto, deve ser informada à Corsan para que possamos fazer o expurgo”, orienta.

Como o escritório da Corsan só está atendendo com agendamento, por conta de um decreto estadual, Dörr indica que as pessoas utilizem o aplicativo da Corsan, site ou telefone 0800 646 6444.

LEIA MAIS

Famílias do interior já sentem reflexos com a falta de água



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido