Falta de recursos humanos na Sisp motivará processo seletivo em Venâncio Aires

-

Um dos desafios a curto prazo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) é a realização de um processo seletivo, ainda em fevereiro, para sanar a falta de recursos humanos. Nesta primeira quinzena que o novo governo assumiu a Administração de Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa, que acumula a função de secretário da Sisp, já constatou que faltam profissionais atender as demandas da secretaria. Um dos motivos seriam as aposentadorias, além disso, nos três primeiros meses vários profissionais tiram suas férias.

A demanda de profissionais é uma das metas que, segundo o prefeito, precisa ser sanada no início deste ano. Conforme o assessor da pasta, Gilmar Mosmann, faltam motoristas, operários, calceteiros, mecânicos e operadores, cerca de 25 profissionais. “São funcionários fundamentais para darmos o pontapé inicial em vários projetos”, destacou o gestor.

Nestes primeiros dias de governo, a Sisp está reavaliando os maquinários e conforme Mosmann alguns reparos já foram feitos. “Algumas máquinas já arrumamos, outras precisam de reparos maiores.”

Além disso, Jarbas frisou que para melhorias das ruas e estradas será necessário a busca por mais jazidas e de material. Para conseguir realizar a extração desse material, o chefe do Executivo explica que o Município busca reabilitar as pedreiras existentes e catalogar, no mínimo, mais cinco. “Nossa equipe já está mapeando a possibilidade de habilitar novas pedreiras. Precisamos melhorar a qualidade do material que vai para nossas estradas.”

jarbas e gilmar
Gilmar Mosmann e prefeito Jarbas da Rosa lideram trabalhos da Sisp (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Leilão

Além disso, Jarbas enfatiza que após realizarem uma espécie de inventário das máquinas, a proposta é realizar um leilão em fevereiro ou março. “Temos, no mínimo, 10 veículos para o leilão entre veículos leves e máquinas pesadas”, cita.

A proposta do prefeito e secretário da Sisp é utilizar o valor do leilão e com recursos próprios adquirir máquinas que estão faltando. Conforme Mosmann, hoje seriam necessários mais equipamentos como carregadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caminhão. Com isso, além de dar andamento nos trabalhos na cidade, o atual governo pretende manter todas as oito capatazias abertas e promover uma ajuda mútua entre elas. “Em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural iremos realizar reparos nas ruas e estradas no interior”, complementa o prefeito.

Recuperação de ruas é uma das prioridades da secretaria

Os trabalhos de limpeza e embelezamento das ruas centrais e dos bairros foi o pontapé inicial da Sisp, no novo governo. “Estamos fazendo um grande trabalho de limpeza urbana, recolhendo entulhos dentro da cidade. Tivemos que nos reinventar com as máquinas que ainda estavam funcionando e iniciamos esse trabalho”, reforça Mosmann.

A limpeza urbana deve seguir nos próximos dias e avançar em bairros e vilas. “Estamos planejando um roteiro programado por bairros em uma ação conjunta da Sisp e Secretaria de Saúde”, adianta Jarbas da Rosa.

Preocupado com a qualidade das ruas, o prefeito frisa que será necessária uma manutenção. “Algumas ruas precisam de reparos e uma manutenção urgente. Vamos criar um plano de recuperação para as ruas esburacadas em Venâncio Aires.”

Além do plano de recuperação, o prefeito reforça que a Administração buscará a eficiência da iluminação pública, a partir da substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED. A intenção é começar as trocas pelas vias de acesso e trevos da cidade, seguindo para bairros e interior. O trabalho de troca deve ser feito pela própria equipe do setor.

149

é o número de funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).

Chefias

A Sisp tem Jarbas da Rosa como secretário, Gilmar Mosmann como assessor da pasta, Adriano Freitas como chefe do departamento de eletrificação, Dirceu Becker como coordenador na oficina, e William da Silva como coordenador das capatazias. Além dos trabalhos nas ruas centrais e do interior, a pasta é responsável pela limpeza urbana e do Parque Municipal do Chimarrão.

Gilmar Mosmann é venâncio-airense e servidor público há 27 anos. Ele atuou por 23 anos como motorista e acredita que o desafio de assumir pela primeira vez um cargo de chefia é grande. “Conheço bem todos os funcionários, os problemas e como solucionar isso. Aos poucos cai a ficha do desafio, mas fiquei contente com esse voto de confiança”, cita o servidor que tem experiência na área e já foi presidente do Fundo de Previdência dos Servidores (Fape) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido