Festa de São Sebastião Mártir supera expectativas em ano de pandemia

-

Depois de peregrinações por 31 comunidades do município e cinco dias de programação, a 145ª Festa de São Sebastião Mártir terminou na quarta-feira, 20, feriado municipal que celebra o dia do padroeiro de Venâncio Aires.

Após adaptações e criatividade de todos os organizadores do evento, principalmente dos casais festeiros, a festa pôde acontecer em meio à pandemia com toda a segurança e proteção que os protocolos contra a Covid-19 exigem. A festa, que tradicionalmente tem atrações musicais, missa campal e a procissão ao padroeiro, neste ano, deu destaque às atividades religiosas e gastronômicas, também com mudanças devido ao momento crítico de pandemia.

Entre as atividades reformuladas na parte religiosa, a missa campal foi substituída por três missas festivas; a procissão deu lugar para um cortejo motorizado pelas ruas da cidade e a bênção aos fiéis foi realizada no formato drive-thru, em frente à igreja matriz. A parte gastronômica também recebeu novidades com a tele-entrega aos consumidores.

O pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, o padre Rodrigo Hillesheim, que tudo que foi planejado aconteceu e foi alcançado. O padre destaca que dentro desse contexto de pandemia, a religião mostrou ainda mais o seu valor e foi o ponto mais forte. Também, reconheceu o trabalho dos casais festeiros que em momento nenhum mostraram vontade de desistir.

Além disso, o padre evidenciou a reinvenção da bênção aos devotos, da água e ao hospital São Sebastião Mártir. “A criatividade foi algo importante e fundamental e a adesão do público superou todas as nossas expectativas”, conta.

O presidente da Paróquia São Sebastião Mártir, Selio Manzke, classifica as vendas da 145ª Festa de São Sebastião Mártir como surpreendentes. “Não tem outro termo, é gratificante”, completa. Manzke conta que era esperada uma venda de 10 mil pastéis, mas o número superou a expectativa e mais de 19 mil unidades vendidas, aliás, superando a quantidade da última edição da festa. O presidente destaca que devido às mudanças e adaptações exigidas, muitas atividades vieram para ficar, como é o caso da tele-entrega, que será aprimorada para as próximas festas.

Na galinhada, foram feitos 16 panelões durante os três dias que o prato típico foi oferecido. Manzke explica que na quarta-feira, 20, foram produzidos 10 panelões de galinhada, porém, devido uma falta de comunicação da equipe, aproximadamente 60 pessoas acabaram ficando sem o prato. Para resolver o problema, a equipe realocou as pessoas para trocar por pastéis ou devolveram o dinheiro. Ao todo, foram vendidos pouco mais de mil cartões de galinhada durante a festa.

A festeira da 145ª Festa de São Sebastião Mártir, Márcia Hinterholz Hickmann, fala que as expectativas de todos os festeiros foram superadas. “Tínhamos certeza que seria uma festa de muito êxito, pois durante nossa caminhada já estávamos bem acompanhados nas comunidades. Agora só veio a resposta de tudo isso”, confirma. A festeira assegura que a fé e a devoção são ainda maiores do que todos pensavam. Além disso, destaca que a organização trabalhou para garantir e preservar a saúde de todos e permitir a participação dos devotos.

Márcia adiante que algumas atividades oferecidas na edição deste ano podem ser mantidas em outras edições da festa, como a tele-entrega dos pastéis e galinhada e a bênção drive-thru que teve grande adesão dos fiéis, inclusive de outras cidades, como Lajeado, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Arroio do Meio e Porto Alegre.

Durante a festa, Márcia relata que o grupo de festeiros já conversava sobre os resultados esperados. “A nossa avaliação final foi além do previsto, a festa teve uma boa repercussão e ficamos felizes com a quantidade de pessoas que acompanharam pelas redes sociais também”, conclui.

“Tem atividades que acreditamos que vieram para ficar, como formas de chegarmos na casa das pessoas, nos locais de trabalho e darmos oportunidade para todos. Foi um passo grande para a nossa igreja.”

MÁRCIA HINTERHOLZ HICKMANN – Festeira da 145ª Festa de São Sebastião Mártir

Prestação de contas

Na próxima quarta-feira, 27, às 19h30min, será realizada a prestação de contas e a avaliação da 145ª Festa de São Sebastião Mártir, no auditório do Centro de Evangelização.

notícias últimas Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido