Desde o começo da tarde de ontem, voluntários se dedicam ao preparo de temperos para o pastel do Bastião e galinhada (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Desde o começo da tarde de ontem, voluntários se dedicam ao preparo de temperos para o pastel do Bastião e galinhada (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - E a contagem regressiva está chegando ao fim. Falta pouco para o início do maior evento religioso de Venâncio Aires: a festa em honra ao padroeiro São Sebastião Mártir. A edição deste ano é histórica, celebrando os 150 anos da programação. Com uma combinação de fé, gastronomia e atividades festivas, o evento começa nesta sexta-feira, 16, e segue até terça-feira, 20, quando é feriado municipal dedicado ao santo. Serão cinco dias de celebração e veneração.

O tema que guia os voluntários e a comunidade nesta edição especial é ‘150 anos de fé, esperança e missão: Venâncio Aires caminha com São Sebastião’, escolhido pelo Conselho Paroquial de Evangelização. À frente da organização estão os casais festeiros: Marlon Borre e Nair Milene Barbosa; Romeu Fagundes e Maria Terezinha Schmidt Hanzen; e César Alexandre Gonçalves e Mariza Schmidt.

Conforme a programação oficial, as atividades começam amanhã com procissão motorizada, saindo às 18h30min da Comunidade São Francisco Xavier, do bairro São Francisco Xavier. Logo após, às 19h30min, ocorre a missa de abertura da festa, considerada uma das maiores da região e do Rio Grande do Sul. A noite segue com a comercialização de lanches e apresentações musicais.

“Estamos com uma ampla estrutura para oferecer mais conforto aos visitantes. Além disso, é uma forma de prestarmos contas sobre onde o lucro é aplicado. Esse trabalho de transparência é um legado de todos os voluntários que já passaram por aqui”, destaca o presidente do Conselho Administrativo da Paróquia São Sebastião Mártir, Elmo Fengler.

“Foi um planejamento amplo, onde todos tiveram vez e voz. Se a festa acontece até hoje, é porque muitas pessoas a trouxeram até aqui. Agora, damos o pontapé inicial para celebrar os 150 anos de história.”

ELMO FENGLER
Presidente do Conselho Paroquial

Nova estrutura aguarda público para os 150 anos da festa

O público que visitará o Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir vai observar muitas novidades. A primeira delas, que poderá ser observada logo à esquerda de quem entra, é a ampliação do pavilhão, em 400 metros quadrados. A cada festa, a paróquia alugava uma estrutura de lonão, gerando custos elevados. Aproveitando o lucro da festa, o Conselho Paroquial decidiu realizar a ampliação.

O sistema de ventilação também foi modernizado. “A Festa do Bastião sem calor não é Festa do Bastião”, brinca Elmo. “Mas precisamos priorizar o bem-estar das pessoas”. O refeitório agora conta com quatro climatizadores, fornecidos pela Evaporsul. “Tanto quem vem almoçar ou jantar quanto quem trabalha na cozinha, sentirá uma grande diferença”, garante o presidente.

Novo pavilhão, de 400 metros quadrados, é uma das novidades para a edição (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Uma nova ‘casa’ ao pastel do Bastião

As melhorias também envolveram o ícone gastronômico da festa: o pastel do Bastião. A partir desta edição, a produção e distribuição ocorrerão em um novo espaço fechado de 6 metros quadrados por 26 metros quadrados, equipado com ventilação. A estrutura utiliza isopainéis e fechamento em vidro, permitindo que o público acompanhe com transparência todo o processo de montagem.

A nova localização também otimiza a logística da tele-entrega, segundo Elmo Fengler. Foi criado um acesso exclusivo para motoboys pela rua Tiradentes, contornando por trás a nova estrutura do pavilhão para agilizar as saídas e não tendo contato com o público da festa, garantindo maior segurança.

Comercialização

A dedicação abnegada de voluntários, o cuidado na produção e a escolha ‘a dedo’ dos ingredientes fez, ao longo da história, o pastel do Bastião se tornar símbolo gastronômico da festa do padroeiro. O trabalho de preparação da carne iniciou na noite de quarta-feira, 14, e a produção dos pastéis inicia nesta quinta-feira, 15. A estrutura conta com uma câmara fria com capacidade para 5,3 mil unidades, garantindo estoque para evitar filas. A projeção de Elmo Fengler é superar a marca de 25 mil pastéis vendidos no ano passado. Além do pastel, o cardápio inclui a tradicional galinhada feita em tachos ‘tocados’ a lenha, cachorro-quente, cucas e tortas.

Nova ‘casa’ do pastel do Bastião fica na parte superior, nas proximidades da copa e espaço com mesas e cadeiras (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)


Mais de 25 mil
pastéis devem ser comercializados na Festa do Bastião.

Programação desta sexta-feira, 16

  • 15h – Pastel do Bastião (no local ou tele-entrega)
  • 18h30min – Procissão motorizada com saída da Comunidade São Francisco Xavier, do bairro São Francisco Xavier
  • 19h30min – Missa de abertura da 150ª Festa de São Sebastião Mártir
  • 20h – Galinhada (no local ou levar para casa)
  • 21h – Super Banda Choppão
  • 23h – Banda Champion
  • 1h – Encerramento
Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.