
Venâncio Aires - O 4º Festival Gastronômico Cultural de Venâncio Aires, que tem como objetivo impulsionar a proteína animal, matriz econômica agrícola que mais cresce no município, contará com a participação de 11 empreendimentos locais. A confirmação ocorreu nesta semana, quando também foi realizada uma reunião entre a comissão e os empresários para definir o regulamento do festival e do Concurso Gastronômico. A divulgação dos participantes inicia na próxima semana.
Conforme a coordenadora de Marketing e Eventos do Festival, Daiana Nervo, em 2025 participaram sete empreendimentos do município, o que evidencia o crescimento do evento e a força que ele vem ganhando ao longo das edições. Daiana também destaca que os expositores contam com subsídio do município, por meio da disponibilização gratuita do espaço, desde que apresentem inovações e receitas à base de proteína animal.
Neste ano, diferente da edição de 2025, os participantes precisaram utilizar algum tipo de carne em suas receitas, e não apenas derivados, como permitido no ano anterior. “Está sendo exigido o uso da proteína no concurso e, também, que todos participem com alguma inovação gastronômica em formato finger food, com pequenas porções”, explica Daiana.
Com as mudanças, cada participante poderá comercializar até quatro pratos à base de proteína animal. O Concurso Gastronômico está marcado para o dia 3 de março, quando serão reveladas todas as receitas concorrentes. Os três primeiros colocados receberão premiação.
O Festival Gastronômico Cultural de Venâncio Aires ocorre nos dias 6, 7 e 8 de março, no Parque Municipal do Chimarrão. A programação gratuita é uma realização da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim) e da Prefeitura de Venâncio Aires, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Afenachim)