Nos dias de semana, as filas na agência da Caixa Econômica Federal parecem intermináveis. Quem circula pelo centro de Venâncio Aires se depara, diariamente, já antes das 8h, com a aglomeração de pessoas, que rapidamente chegam a centenas. São usuários do banco que se enfileiram sobre a calçada, na Rua Osvaldo Aranha, à espera de atendimento.
Há dias em que a fila ultrapassa os 80 metros e os clientes se confundem com pessoas que aguardam atendimento nas agências vizinhas, Bradesco e Banco do Brasil. São clientes como o motorista Paulo Cesar de Freitas que na manhã da quarta-feira, 28, estava buscando o atendimento pela sétima vez. “Aproveito meus dias de folga para resolver essa situação, pois demora. Eu tentei pelo aplicativo e não consegui, dai quando chega aqui tranca tudo, ainda não consegui ter acesso ao meu Fundo de Garantia”, comenta.
Outra cliente e moradora do bairro Brands estava na fila, nesta semana, pelo segundo dia consecutivo, para ter acesso ao Auxílio Emergencial do Governo Federal. “Eu vim ontem [terça-feira] e não consegui. Hoje quero ver se consigo”, cita. Conforme uma das atendentes da Caixa, em Venâncio, os principais serviços que a população vem buscando são relacionados ao saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O que diz a Caixa
Sobre a organização das filas, a Caixa informou, por meio da assessoria de imprensa “que realiza ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade à população. Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências em alguns sábados.”
Em relação à agência de Venâncio Aires, a assessoria frisa que “o banco realiza recepção qualificada antes da abertura, com a distribuição regular de senhas sem restrição de quantidade. Além disso, para organização das filas com distanciamento e demais procedimentos preventivos, foram contratados vigilantes e recepcionistas para reforçar a orientação e o atendimento ao público”, diz a nota.
Quanto ao horário de atendimento na agência local, a assessoria informa que não é preciso madrugar na filas, e destaca que “todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. Elas recebem senhas e, mesmo com as unidades fechando às 13h, o atendimento continua até o último cliente”, explica a Caixa.
Ainda na nota, a assessoria de imprensa da Caixa reforça que o banco vem adotando diversas medidas para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros no contexto da pandemia de Covid-19. O banco salienta que suas unidades seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.