
Muitas pessoas pensam em comprar seu primeiro carro, ou até mesmo em trocar seu automóvel atual. Ambas as ações geram inúmeras dúvidas. Qual é o melhor negócio? Qual carro comprar? Financiamento ou consórcio?
De fato, comprar ou trocar um veículo requer muita atenção e planejamento. Quando comprar o automóvel à vista não é a opção, é importante considerar optar pelo financiamento ou consórcio.
Mas, como saber qual a melhor opção? Para te ajudar a decidir qual a melhor para você, listamos as diferenças, vantagens e desvantagens de ambas as cartas de crédito. Veja!
O que escolher, financiamento ou consórcio?
Se é preciso entrar em um parcelamento para adquirir o seu veículo, saiba escolher com atenção. Confira aqui qual é a melhor opção entre financiamento e consórcio de veículos para 2020!
1. Financiamento de veículo
O financiamento funciona como um tipo de crédito pessoal. É necessário informar ao banco no que o dinheiro será aplicado, investido ou usado. Neste caso você informar que será utilizado na compra de um automóvel.
Sendo assim, mais especificamente, o financiamento é um empréstimo no qual você recebe do banco o valor exato do veículo e vai pagando a ele as parcelas mensalmente, com um reajuste mensal de juros pelo empréstimo recebido.
As vantagens e desvantagens de optar pelo financiamento são consideráveis e podem fazer toda a diferença na hora de decidir a forma de comprar seu carro. Uma opção benéfica para alguns, e ruim para outros.
Vantagens do financiamento de veículos
• Ótima opção para quem tem pressa em adquirir seu automóvel.
• Possível negociação das formas de pagamento e das parcelas com o banco.
• Diversas opções de financiamento com base no modelo do carro escolhido.
• Desconto nos juros em caso de pagamento antecipado.
Desvantagens do financiamento de veículos
• Alto índice de juros mensal.
• Possíveis cobranças de multas de alto valor pelo atraso das parcelas.
• Incidência de IOF.

2. Consórcio
Todos já ouvimos falar de consórcio, mas poucos na verdade sabem como funciona. O consórcio funciona de uma maneira prática, no entanto um pouco diferente. Nele se cria um grupo com diversas pessoas interessadas em adquirir um bem específico, nesse caso é um grupo para adquirir automóvel.
Basicamente, todas essas pessoas pagam um valor mensal. Por exemplo, em um grupo com 50 pessoas se faz com o valor de um automóvel dividido em 50 parcelas de um valor X.
Dessa forma todo mês uma pessoa desse grupo é contemplada a receber a carta de crédito para efetuar a compra do automóvel. Ainda assim, essa pessoa continua pagando as parcelas mensais até todas as 50 pessoas do grupo serem contempladas com suas cartas de crédito.
Assim como o financiamento, o consórcio também tem suas vantagens e desvantagens. Nem sempre a melhor opção para alguns é benéfica para outras, por isso a melhor forma de decidir é pesquisar e analisar.
Vantagens do consórcio
• Não há taxa de juros.
• Não há necessidade de um valor de entrada.
• Não incide IOF.
• O total dos custos é bem menor que a taxa de juros cobradas em um financiamento.
• Um bom planejamento faz as parcelas caberem no seu bolso.
Desvantagens do consórcio
• Não recebe o bem imediatamente, tem que esperar a contemplação da carta de crédito.
• Taxa de administração.
Então, gostaram de saber mais sobre financiamento e consórcio de veículos? Já sabe qual escolher em 2020? Independentemente da sua escolha, não deixe de contratar um seguro de carros quando comprar o seu bem. Assim, você garante mais segurança financeira!
Por: Andreia Silveira, copidesque no SeguroAuto.org.