Três pontos turísticos de Venâncio Aires foram fechados nesta quarta-feira, 5. O Mirante Lauro Erdmann, em Vila Deodoro, a Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, e o Cerro do Baú, em Vila Arlindo, foram fechados a partir de uma força-tarefa em parceria entre a Prefeitura e os proprietários dos empreendimentos turísticos para evitar a aglomeração de pessoas e proliferação do coronavírus no município.
A ação, denominada ‘Venâncio contra o corona’, tem como objetivo deixar, pelas próximas duas semanas, esses pontos interditados, já que desde o início da pandemia da Covid-19 está sendo registrado um aumento no fluxo de visitantes. Conforme a fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr, as ações de monitoramento serão intensificadas neste fim de semana. “Estaremos com seis equipes itinerantes pelo município para verificar pontos de aglomeração”, ressalta. Aqueles que não respeitarem as medidas estabelecidas no decreto municipal podem ser penalizados.
Na tarde de quarta-feira, membros das secretarias de Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, departamentos de Trânsito e Turismo, além da fiscalização fazendária percorreram os três pontos turísticos para colocação de barreiras e fitas como forma de isolamento dos locais. Rejane e Rogério Schwinn, proprietários da Figueira Centenária, destacam que já haviam tentando, ainda em março, isolar o local, mas o público não respeitou. “No domingo deu cerca de 500 pessoas aqui, ficamos apavorados”, afirma ela.
Em muitas ocasiões, os visitantes estavam chegando no local sem máscara. “Eles vêm até aqui para fazer piquenique e sempre tem muitas pessoas idosas”, observa Rejane. A expectativa é que as pessoas respeitem as barreiras estabelecidas pelas equipes da Prefeitura. “Estamos desde o início tentando sensibilizar o empreendedor turístico que cuide de sua saúde, mas se houver essa circulação de outras pessoas fica difícil”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares.
Seguir com a prevenção
Há duas semanas, a Capital do Chimarrão registra um aumento no número de casos de coronavírus. Em função disso, Daniele ressalta a necessidade de a comunidade seguir com as medidas de prevenção também à noite e aos fins de semana. “Desde o início da pandemia, as restrições estão recaindo sobre a classe de serviço, mas há um aumento de contágios na vida social das pessoas”, diz.
A coordenadora do Departamento de Turismo, Angelica Diefenthäler, destaca que estava havendo uma preocupação dos proprietários dos pontos turísticos com o grande número de visitantes. “Sabemos que as pessoas não estão mais aguentando, mas agora não é o momento de relaxar nos cuidados”, alerta.
LEIA MAIS: Prefeitura publica novo decreto com normas mais rígidas para combate ao coronavírus