Grasiane Ebert foi a responsável por levar as soberanas da 17ª Fenachim de Venâncio Aires a diversos compromissos.
Ela sempre gostou de viajar e dirigir, portanto, seria difícil imaginar uma vida que não fosse dentro de um veículo. Profissionalmente, a primeira experiência foi como instrutora de trânsito nos dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Venâncio Aires e depois em Torres. Também trabalhou como motorista concursada na Prefeitura de Encantado por três anos e depois passou em concurso na Capital do Chimarrão.
Essa é a vida sobre rodas de Grasiane Ebert, 42 anos, ou apenas Grasi, como é conhecida, uma das únicas motoristas mulheres concursadas da Prefeitura de Venâncio Aires. A profissional está lotada na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, mas entre 2024 e 2025 também teve uma incumbência muito especial. A convite da Administração Municipal, tornou-se a motorista oficial das soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Ou seja, foi a responsável por levar, em diversos compromissos, a rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila.
“Nossa rotina da divulgação da festa foi muito intensa. Desde muito cedo, 4h, 5h, buscava elas em casa para levar até o salão de beleza. Ficava até a noite, na volta dos eventos e cidades visitadas. Só então deixava todas em suas casas novamente e daí eu ia para casa.”
Segundo Grasi, foram momentos exaustivos, já que incluía os fins de semana, mas que lhe proporcionaram grandes experiências. “Visitamos muitos municípios e fomos em muitas festas. Não fiz as contas de quantos, mas foram muitos mesmo. Alguns perto da nossa região e alguns mais longe, como Flores da Cunha, Tramandaí, Caxias do Sul e Porto Alegre”, relembra.
Não tá no mapa
Para quem está na estrada diariamente, são comuns os imprevistos. Um deles, aconteceu na ida até o município de Sério, para a Festa da Pitaya. “Foi num sábado de tarde e decidi ir pelo interior de Venâncio. Até Vila Teresinha, na divisa com o arroio Sampaio, eu conheço. Mas quando fomos subindo o vale, o Google Maps não funcionou mais. Então paramos numa casa para pedir informação e o morador da casa brincou: ‘aqui não tá no mapa ainda’ e a gente deu muita risada. Daí eu segui o caminho que ele indicou e conseguimos chegar. Mas, chegando lá, estávamos com um dos pneus furado.”
Sobre a companhia das soberanas, Grasi é só elogios. “Foram momentos muito divertidos. As meninas são sensacionais. Tanto elas quanto o casal social da Fenachim, Jairo e Giovana Bencke. Tivemos uma equipe incrível.”
“Foi um prazer dividir nossos dias e tantos quilômetros percorridos ao lado da Grasi. Sempre muito profissional, pontual e cuidadosa no trânsito. Nos sentimos 100% seguras com ela. Ela se tornou uma grande amiga e toda sua dedicação pela profissão de motorista fez nossa trajetória ainda mais especial.”
MARINA SEVERO JANTSCH – Rainha da 17ª Fenachim