No domingo, 1º, um grupo de 60 pessoas vindas de Lajeado e de diversas cidades do Vale do Rio Pardo e Taquari, além de visitantes da Bahia, Recife e até da Argentina, visitaram três pontos turísticos de Vale Verde e General Câmara. O grupo intitulado “Passeios pela Colônia”, foi recepcionado com um café da manhã na Chácara Tia Maria, em Monte Alegre, de propriedade de Dener Dietrich e Michele Schulz. No local eles conheceram um pouco da culinária e da produção orgânica do empreendimento, o qual realiza eventos voltados aos turistas da região.
Na sequência o grupo se dirigiu ao Balneário Monte Alegre, por uma caminhada de 12 quilômetros, e retornou para um almoço na Morada dos Búfalos, de propriedade de Luis Fernando e Claudane Aguirre. A residência do casal foi construída no estilo açoriano no ano de 1.873 e é uma das mais antigas do município ainda preservadas. Os visitantes também puderam interagir com os búfalos, que são mansos, bem como conhecer um pouco da sua rusticidade e dos benefícios alimentares. A mussarela feita do leite da búfala, também foi apresentada aos interessados. Um almoço servido com galinhada, encerrou a visita.
Um dos objetivos do passeio segundo o organizador, Alício Assunção, é conhecer pequenos empreendedores turísticos, e disponibilizar ao grupo, o contato com a natureza, os animais e promover a integração e incentivar caminhadas ao ar livre. “Outra meta é apresentar a culinária e os atrativos peculiares de cada um. Nosso grupo elogiou muito a receptividade que tiveram, e a comida boa que lhes foi servida na Chácara Tia Maria e na Morada dos Búfalos”, destacou o organizador. Ele afirmou que trará outros grupos aos dois municípios novamente.
“Agradeço e parabenizo a todos pela bela iniciativa, e em especial ao organizador Alício Assunção, e à Carla Muller, secretária de Turismo de General Câmara, responsável pelo lançamento da rota Caminho Açoriano. São pessoas focadas em desenvolver o turismo rural, independente de município. Atitudes como essa, nos fortalecem e nos incentivam a apostar no turismo cada vez mais”, destacou Michele Schulz.