Na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, encontros nos domingos que antecederam o Natal foram oportunidade para rezar e se preparar espiritualmente para o Natal (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, encontros nos domingos que antecederam o Natal foram oportunidade para rezar e se preparar espiritualmente para o Natal (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Cada vez menos comuns, os grupos de preparação religiosa para o Natal resistem ao tempo em Venâncio Aires, mantendo a reflexão sobre o nascimento de Jesus Cristo. Uma das comunidades que preserva essa tradição é a Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Santa Emília.

A professora de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, do bairro Macedo, e ministra Magali Regina Weiler, de 62 anos, é a responsável por conduzir as celebrações. Embora ela lamente o fato de que, a cada ano, as atividades reúnam menos adeptos, segue dedicada à missão. Liderança local, Magali assumiu a diretoria da comunidade em meados de 2019 e, devido à falta de ministros, realizou o curso oferecido pela Paróquia São Sebastião Mártir para atuar nas celebrações.

Ministra Magali Regina Weiler conduz as celebrações (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Segundo ela, além do período do Natal, as celebrações são tradicionais e buscam preencher o intervalo entre as missas, que ocorrem apenas no quarto domingo de cada mês. Para manter a vida comunitária ativa, no segundo domingo é realizada uma celebração na igreja e, no primeiro, o encontro ocorre na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Os grupos de preparação ao Natal, especificamente, acontecem há muitos anos. Em 2025, as celebrações tiveram início no dia 30 de novembro, marcando o começo do Advento, quatro domingos antes do Natal. “Antigamente muitas pessoas participavam dos encontros. Mas os tempos foram mudando, e os jovens não costumam participar dessas atividades”, observa Magali.

O último encontro de preparação ocorreu na manhã de domingo, 21. O presépio e a decoração especial na parte interna da igreja envolveram os participantes no clima natalino. Entre as preces, o pedido por bênçãos de Deus e a esperança de um novo ciclo próspero. Os moradores também se uniram para rezar o terço, fortalecendo ainda mais o espírito devocional.

“Nos tempos passados, as famílias se reuniam para a preparação ao Natal. Eram encontros onde rezavam, depois tomavam chimarrão e conversavam”, relembra um dos participantes, André Kirsch, de 51 anos. O sentimento também é compartilhado pela ministra: “É uma pena vermos que as famílias não conseguem passar essas tradições para filhos e netos”, lamenta Magali.

Centenário

A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes completará 100 anos de fundação em 26 de abril de 2026. Para marcar a data histórica, será organizada uma programação religiosa especial e uma confraternização.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.