Uma das atrações de Vila Mariante, o santuário a Nossa Senhora dos Navegantes, localizado na esquina entre a ERS-130 e a rua Augusto Fernando Schneider, às margens do rio Taquari, foi destruído com a histórica enchente em maio. Ainda que a santa esteja recuperada, a gruta onde ficava posicionada a imagem não suportou as águas e, desde então, o local ainda não passou por reconstrução.
No entanto, um grupo de voluntários e moradores da localidade pretende, a partir de investimentos próprios, do comércio local e de parceiros, reconstruir o santuário. Um dos organizadores é Vanderlei Luís Schuck, que explica que a gruta foi construída há cerca 12 anos, em um encontro de amigos. “Na época, os valores foram todos repartidos”, destaca.
Agora, o mesmo grupo, com a adesão de novos membros, pretende recolocar a imagem da santa, em uma estrutura mais alta e fora da capela. “Ela ficará livre. Todos estão cooperando”, diz. Ainda não há data ou definição de quando será iniciado ou finalizado o projeto.