Com foco na inovação e qualificação pessoal, a Refrimate é considerada uma das maiores empresas que atua no segmento de equipamentos de suporte para a alimentação, no Brasil. Com sede em Venâncio Aires, no Acesso Dona Leopoldina, número 4.950, a empresa ocupa uma área de 155 mil metros quadrados, local onde está instalada a área produtiva do grupo, que conta com mais de mil distribuidoras em todo o Brasil e abrangência em mais 25 países.
De acordo com o vice-presidente da Refrimate, Mário Vinicius Pereira Brandão, estar à frente de uma empresa que conquistou a sua marca em escala nacional e internacional é um grande desafio. “Atualmente, contamos com mais de 10 marcas em nosso portfólio, que foram desenvolvidas para atender a cada nicho de mercado. O nosso propósito é pensar sempre à frente para mantermos este crescimento e deixar um legado para os próximos que virão”, destaca ele, lembrando que que em abril de 2022, a Refrimate completa 23 anos de atuação no município.
Vinicius argumenta que, durante esta trajetória, a empresa teve que vencer vários desafios para acompanhar a demanda e a competitividade de mercado. “O negócio não se faz de uma ação ou pessoa isolada em uma determinada situação. O grande segredo para sobreviver em uma economia brasileira é enfrentar cada um dos desafios que vão aparecendo no dia a dia, da melhor forma possível”, acredita. Ele destaca que o Grupo Refrimate tem o propósito de investir na inovação e na possibilidade de ser diferente. “A qualidade da prestação de serviços, atendimento ao cliente, relacionamento com os parceiros de toda a parte da cadeia fornecedora foram os pontos que nos auxiliaram nesta caminhada, para encontrar novas alternativas e busca de mercados”, evidencia.
Nos últimos cinco anos, a empresa se reinventou, conquistando segmentos de grande porte, além de ampliar a linha, com investimento em produtos da linha quente, como segmento complementar. Para 2022, a empresa aposta na repaginação da equipe de engenharia e processos e lançamento de diferentes linhas, que serão divulgadas nas próximas feiras em todo o Brasil. Além disso, projeta expandir os negócios pelo país, com a inauguração de mais dois Centros de Distribuição (CDs), em São Paulo e Goiânia, até março do próximo ano. Inclusive, o Grupo Refrimate cogita investir na expansão do mercado internacional, com o propósito de facilitar o sistema de logística e distribuição de produtos. “A fábrica da Refrimate passou por remodelações nos últimos dois anos, com investimentos em automação e melhoria nas condições de trabalho, para poder se manter competitiva. No Brasil, a necessidade de competitividade é muito grande. Entramos em uma pandemia que arrasou o mercado e determinados segmentos se mantiveram funcionando bem. Contudo, após este período, muitas empresas tiveram que encarar novas turbulências, relacionadas à política, variações nas taxas de juros e inflações, causando um cenário de insegurança na tomada de decisões”, avalia.
Tecnologia
A tecnologia é uma ferramenta essencial que está ligada ao padrão de qualidade e à produtividade das empresas, independentemente do tamanho e segmento. De acordo com o vice-presidente do Grupo Refrimate, a tecnologia em si não está diretamente ligada aos investimentos em maquinários para redução de mão de obra e, sim, em investimentos para melhorar a qualidade de trabalho dos colaboradores. Com isso, vem o aumento da produtividade. “Quando falamos em desenvolvimento da indústria, nos referimos à integração e geração de novos postos de trabalho. Este conceito envolve as máquinas, o desenvolvimento, a logística, os fornecedores, o departamento comercial, o contato com os clientes, até o uso final do nosso produto”, define.
A evolução tecnológica também tem aproximado cada vez mais os consumidores das empresas. “Há aproximadamente 20 anos, se levava em torno de seis meses para se conseguir estar com o cliente e entender a visão dos consumidores e intuitos comerciais”, recorda o vice-presidente da empresa. Atualmente, a tecnologia possibilita o acesso dos clientes à informação e conhecimento sobre a empresa como um todo, facilitando o aumento da credibilidade e confiança dos produtos e serviços prestados. “O Grupo Refrimate, com a linha Nacional Frio, começa a se tornar uma referência no segmento de mercados de médio e grande porte. Para o estado também é uma grande evolução, pois a empresa tem a capacidade de atender a grandes grupos nacionais, neste segmento”, pontua.
Atualmente, a empresa que é especializada no setor de alimentação, desde a exposição, armazenamento e venda, conta com mais de 200 mil itens. Este ano, realizou investimentos na sede de Recursos Humanos (RH), com centro de treinamento para mais de 60 pessoas. Além disso, até junho de 2020, pretende lançar uma linha residencial de produtos, assim como, cervejeiras e adegas para uso doméstico e espaços gourmet.
“A região dos Vales é produtiva e empreendedora. A agricultura, com foco no tabaco, é uma das principais características da região e que serviu de base para a evolução e o crescimento de uma indústria extremamente diversificada.”
MÁRIO VINICIUS PEREIRA BRANDÃO – Vice-presidente do Grupo Refrimate
Opinião
Qual a importância em participar de um projeto como o Gente & Negócios, que busca pensar o futuro e contribuir com o desenvolvimento de Venâncio Aires?
Todos os projetos que estão voltados a evoluirmos são importantes, tanto para a nossa cidade quanto para nós, enquanto pessoa, empresa e grupo empresarial. A gente sabe da responsabilidade que as indústrias e empresas têm na economia, independente do tamanho. Todo mundo que tem a coragem de empreender e gerar um emprego é muito importante, pois uma economia só será desenvolvida se todos tiverem acesso ao trabalho para sustentar as famílias de forma digna. Por isso, todo o projeto, assim como o Gente & Negócios, que traz novas ideias e olha para o futuro sempre vem agregar.
Série de entrevistas
A Folha do Mate divulga uma série de entrevistas com representantes das empresas apoiadoras do projeto Gente & Negócios. A iniciativa da Folha do Mate e da Terra FM é promover debates sobre temas importantes para o desenvolvimento do município. O próximo painel Gente & Negócios ocorre dia 30 de novembro, às 20h. O tema do debate será ‘Infraestrutura e parcerias público-privadas’.
LEIA MAIS: