Historiador explica a tradição de presentear no Natal

-

A tradição de presentear uma pessoa surgiu na religiosidade, pois ela é um dos elementos que ajuda a caracterizar a forma de estar no mundo dos grupos humanos. Professor de História da Universidade do Vale do Taquari (Univates), mestre em Patrimônio Cultural e doutorando em Ambiente e Desenvolvimento, Sérgio Nunes Lopes destaca que a sociedade ocidental tem entre os seus traços identitários as narrativas alusivas ao nascimento de Jesus Cristo. “Está na narrativa daqueles episódios a visita dos magos com presentes endereçados à criança. A teologia e seus exegetas estudam os símbolos de cada um dos presentes oferecidos”, observa.

O professor afirma que a cultura, por ser um conceito dinâmico, ressignifica o ato de presentear e o sentido dos objetos oferecidos como presente. “Atribui-se ao Natal a festa familiar, mas em muitos casos reduz-se o conceito de família àquilo que era a família de Nazaré. O ato de presentear mantém-se muito mais vinculado aos apelos comerciais do que aos eventuais significados estudados pela teologia”, completa.

No Natal de um ano atípico, as formas de presentear serão diferenciadas. Lopes observa que o ato de presentear vai depender da questão econômica vivida pelas família. “Em alguns estratos econômicos da sociedade, a troca de presentes será ainda menor por conta da perda do emprego. Aqueles que se mantiveram empregados ou têm uma situação financeira estabelecida podem concretizar a suposta inclinação de gastar mais neste período”, reflete.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido