Sandra Berghahn menciona que decoração das vitrines é forte potencial para chamar clientes (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Sandra Berghahn menciona que decoração das vitrines é forte potencial para chamar clientes (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - O Natal e as festas de fim de ano já estão quase ‘batendo na porta’ e, com isso, aumenta a movimentação no comércio para as compras, especialmente àquelas de última hora. Os lojistas estão confiantes e projetam vendas superiores que o ano passado. Entre as apostas, a segunda parcela do 13º salário, que será paga até sexta-feira, 19, mas com descontos de Imposto de Renda (IR) e INSS.

Outro fator que vai possibilitar vendas aquecidas é o horário estendido no comércio, que inicia nesta quarta-feira, 17. A Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) divulgou uma sugestão, mas os estabelecimentos podem definir seus próprios horários, pois não foi assinada convenção coletiva entre sindicato patronal e comerciários.

Na loja Prioridade 10, localizada no calçadão, a demanda exigiu a contratação de uma funcionária extra. A gerente Sandra Daniela Berghahn, de 26 anos, destaca que, apesar do movimento já ser positivo, a expectativa de crescimento é ainda maior para os próximos dias. “Estão saindo diversas opções de presentes. Observo uma grande procura nas seções de bazar, confecção e brinquedos”, relata.

Para a gerente, a vitrine é fundamental para atrair o público e exibir as novidades. Sandra enfatiza que a decoração na Praça Coronel Thomaz Pereira funciona como um ‘atrativo extra’, especialmente à noite. É nesse momento que as famílias vão ao Centro, aproveitam para conferir os itens expostos e buscam vantagens e preços mais acessíveis.

A cliente Solange de Almeida Pocahy, de 65 anos, veio de São Sepé para visitar o enteado. Ela residiu por mais de 40 anos na Capital do Chimarrão, mas mudou-se para a região Central em 2020 para cuidar dos pais. Sempre que visita Venâncio, Solange aproveita para percorrer as lojas e conferir as novidades. “Tento sempre olhar para os descontos e prefiro sempre pagar à vista. Também evito fazer muitas nessa época”, comenta.

Solange de Almeida Pocahy costuma conferir novidades no comércio de Venâncio (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Sugestão

O horário estendido seguirá até o dia 31, véspera de Ano Novo. Segundo o cronograma, o funcionamento será até as 21h entre os dias 17 a 19 e 22 e 23. No sábado, 20, o comércio segue até as 17h. No domingo, 21, a Caciva sugere funcionamento entre 17h e 21h. Por fim, nas vésperas, dias 24 e 31, a entidade propõe que as lojas estejam abertas até as 17h para o atendimento.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.