Ilo Neves Machado: o primeiro morador do loteamento Tamandaré

-

Assim que soube do Programa do Loteamento Tamandaré, Ilo Neves Machado, 73 anos, se inscreveu. O sonho dele era conquistar a casa própria. Esse primeiro passo foi em 2018, quando o então morador de Passo da Mangueira, interior de Passo do Sobrado, preencheu o cadastro na Prefeitura.

Em julho do mesmo ano, Machado ganhou um terreno e começou a cercar o local. “Fui o último a ganhar, mas o primeiro a construir e começar morar aqui.” Para fazer essa construção, Machado e a mulher Oraides Nunes da Silva, 65 anos, se mudaram para o centro. “Eu mesmo construí, jà tinha ajudado em algumas construções e sabia. Nós ganhamos uma plantinha da casa, tive ajuda de arquiteto e engenheiro e fui fazendo. Só contratei alguém para me auxiliar na parte do telhado”, conta o aposentado.

O casal avalia que o loteamento é muito bom. O terreno que ganharam, valia em 2018, conforme o documento, cerca de R$ 35 mil. “Temos esgoto de qualidade, água de qualidade. Energia elétrica boa. É um lugar maravilhoso. Aqui eu estou feliz”, complementa o morador.

PREFEITURA

Além dos terrenos, a Prefeitura está auxiliando no projeto da planta das casas e realizou reunião com contemplados do Loteamento Tamandaré, no início do mês, para auxiliar e orientar na questão de financiar a casa. Conforme a Secretária de Planejamento e Urbanismo Silvia Melchior Seibert , todos os contemplados entraram com processo de aprovação do projeto, etapa prevista no contrato e que devia acontecer até maio deste ano. “Com isso eles possuem o prazo de mais dois anos para construção do imóvel”, explica.

Silvia reforça que a administração municipal, através da pasta, forneceu os projetos e ajuda na assistência técnica necessária, viabilizando que todas as construções atendam os critérios para uma moradia digna e para que a população saia do aluguel.

‘Bico de pedreiro’

Aos poucos os moradores vizinhos de Machado estão construindo e se mudando. Algumas casas do loteamento ele ajuda na construção. “Sei fazer, sou aposentado, mas sempre é bom fazer um extra e ajudar também.”

50

terrenos foram doados para famílias do município com renda baixa. 10 casas já foram construídas até o momento.

Dirceu Inácio Pires: o autor da música ‘Tordilho Negro’

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido