O Instituto Crescer Legal está entre os 12 finalistas da 17ª edição do Prêmio Innovare. O prêmio recebeu 646 inscrições de todo o país e destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento.
Em 2020, 12 práticas foram selecionadas e disputam a final em seis categorias. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação, no dia 01 de dezembro. Os temas são variados: crianças e jovens são o foco de práticas que tratam da adoção tardia, trabalho e abuso infantil, mas há também iniciativas relacionadas ao acesso à justiça, meio ambiente, tecnologia e combate ao racismo.
O Instituto Crescer Legal é finalista na categoria Justiça e Cidadania, tratando da “Aprendizagem profissional como alternativa ao combate do trabalho infantil no meio rural” em que apresenta o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Das186 práticas de todo país inscritas na categoria Justiça e Cidadania, duas foram selecionadas, sendo uma delas a do programa do Instituto, em que aprendizes são contratados e remunerados de acordo com a Lei da Aprendizagem pelas empresas associadas ao Instituto Crescer Legal, porém não realizam nenhuma atividade nestas empresas, mas, sim, no âmbito do curso que alia teoria à prática.
“Esse é o grande diferencial do programa que atua de forma conjunta com a escola, a família e a comunidade, valorizando o protagonismo do jovem. A indicação é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por toda a equipe do Instituto Crescer Legal, com envolvimento dos parceiros e das associadas, e demonstra que estamos no caminho certo para atingir os propósitos de ofertar oportunidades aos jovens e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil”, comenta o diretor-presidente da entidade, Iro Schünke.