Valor do IPVA corresponde a 9,7 mil veículos da Capital do Chimarrão que tiveram o imposto pagos até 5 de janeiro.
*Com informações AI Secretaria Estadual da Fazenda.
Dos 26.937 veículos tributados em Venâncio Aires, 9.764 já tiveram pago o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Os números são da Receita Estadual, conforme atualização até 5 de janeiro. Em valores, são R$ 11.836.547 arrecadados até a data, o que corresponde a 37,85% dos R$ 31.275.255 previstos no total. Vale lembrar que metade desse valor fica para os cofres da Prefeitura e a outra parte vai para o Estado.
O prazo para garantir o desconto máximo com o IPVA terminou em 30 de dezembro, mas, até março, são oferecidas deduções, ainda que em percentuais menores (veja box). A próxima data é 31 de janeiro e proprietários de veículos que quitarem até lá têm desconto de 6% pela antecipação. Também é possível obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito, que nesse caso acumulam, poderão agregar os descontos, chegando ao máximo de 24,80%.
Bom Motorista e Bom Cidadão
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações entre 1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2024 (três anos), a redução será de 15%. Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2022 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2023 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e de 1% para o contribuinte que somar entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Descontos máximos do IPVA
• Até 31 de janeiro: 6% para pessoa jurídica e 24,80% para pessoa física.
• Até 28 de fevereiro: 3% para pessoa jurídica e 22,40% para pessoa física.
• Até 31 de março: 1% para pessoa jurídica e 20,80% para pessoa física.
Parcelamento e vencimento por placas
- Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (6%), fevereiro (3%) e março (1%). Neste caso, deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro.
- Para parcelar, é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, se o proprietário decidir iniciar o parcelamento em fevereiro, não será mais possível, pois precisa pagar a parcela ainda no mês de janeiro. Em fevereiro, terá de pagar a segunda.
- Os contribuintes que optarem pelo parcelamento pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar o IPVA até a data de vencimento da placa que se encerra em abril.
- Esse ano o contribuinte terá uma novidade. Ao invés do calendário prever que ocorra o pagamento escalonado ao longo da última semana de abril, em 2025 todos os contribuintes podem quitar seu IPVA até 30 de abril.
