Jovem comerciante vale-verdense é notícia por criar horta urbana

-

O jovem comerciante vale-verdense, Marlon Willian Thiesen, 20 anos, proprietário de uma agropecuária em Santa Cruz do Sul, foi notícia no jornal Gazeta do Sul na semana passada, por uma boa ação que vem desenvolvendo. Ele adotou, e está cultivando, vários tipos de flores e hortaliças na rua Gaspar Silveira Martins, próximo ao trevo da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, onde tem seu negócio.

Thiesen, que nasceu no interior de Vale Verde, na localidade de Cerro do Chileno, morava no município até pouco tempo, quando resolveu empreender na cidade vizinha. Ele conta que ao lado do seu estabelecimento comercial, existe um canteiro, que divide o passeio público de um estacionamento.

Marlon Willian Thiesen fez uma horta urbana em espaço que estava abandonado, em rua movimentada de Santa Cruz do Sul (foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

“Neste local decidi plantar diversas espécies, às quais tem chamado a atenção de quem passa, tanto a pé, quanto de carro. Como o canteiro está todo florido, cheio de verduras e hortaliças, ao lado de uma rua movimentada, é algo que surpreende a todos”, destaca o jovem. Ele conta que aprendeu a plantar com seus pais, Marcos e Izolete Thiesen, e também na Escola Família Agrícola de Santa Cruz (Efasc), onde estudou por três anos. Além disso, está cursando agronomia na universidade a distância Unopar.

Thiesen explica que o canteiro já existia, mas só havia flores secas, o que não oferecia beleza aos olhos de quem passava. Então limpou tudo e começou uma nova plantação. Em frente ao canteiro há três árvores, que também estão diferentes, pois subindo em seu tronco, há pimentões, pepinos e tomates.  “Nas árvores só havia pedras ao redor, e então, eu trouxe terra e esterco de casa e adubei. Agora os pepinos e pimentões já estão prontos para a colheita”, destaca.

No espaço ele plantou diversas espécies de hortaliças e flores como: alface, brócolis, couve-manteiga, tomate, berinjela, pimentão vermelho, pepino e tomate, entre outros, e tudo sem agrotóxicos. Marlon Thiesen salienta que é possível produzir e aproveitar pequenos espaços como este, e que qualquer pessoa pode fazer o mesmo, em casa ou em locais públicos, desde que tenha autorização.

“Para provar que realmente é possível se alimentar de forma saudável e do próprio plantio, sem precisar de grandes espaços, o vale-verdense ainda mantém a produção de tomates e alguns tipos de temperos dentro do próprio apartamento em Santa Cruz do Sul. As verduras e hortaliças que serão colhidas em sua horta urbana, servirão para seu consumo e para doações.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido