Laura com a família na cerimônia, a mãe Rosilene e o pai Celson (Foto: Arquivo pessoal)
Laura com a família na cerimônia, a mãe Rosilene e o pai Celson (Foto: Arquivo pessoal)

O presidente Jair Bolsonaro, entregou no sábado, 14, a Espadim para 409 cadetes do 1º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, Rio de Janeiro. Entre os cadetes estão as venâncio-airenses Larissa Müller Schneider, 21 anos e Laura Lazaron Ferreira, 22 anos.

Para a filha de Celson Lucas Ferreira e Rosilene Lazaron, Laura, essa cerimônia foi um momento de realização. Ela se preparou por dois anos para conseguir entrar na Aman e foi aprovada no ano passado. “Foi um momento de muita realização pois são nessas ocasiões que visualizamos a concretização do nosso sonho. Foram dois anos de estudo, com a preparação intelectual e física. E todas as dificuldades enfrentadas no primeiro ano de exército fazem com que esse reconhecimento seja muito significante”, conta.

Laura explica que o primeiro ano é o que tem mais atividades de campo. “Os Campo são atividades no terreno, nas quais a gente passa uma semana tendo instruções militares e dormindo em acampamentos.” Um desses momentos foi quando os cadetes passaram alguns dias no Parque Nacional do Itatiaia. “Aprendemos técnicas de escalada e escalamos o Pico Agulhas Negras, que é o que dá nome a nossa academia, ele tem mais de 2 mil metros de altitude, foi uma experiência e tanto”, lembra.

Ela também ressalta que o cotidiano é muito corrido na acadêmia. “Acordamos 5h50min, a limpeza e faxina dos alojamentos são responsabilidade dos cadetes e são verificadas todos os dias. Temos atividade durante o dia todo, como divisão de ensino e dias verdes (que são dias de atividade eminentemente militar, nos parques aqui da AMAN) e o dia de expediente termina por volta das 19h30min após o pernoite. Mas é gratificante”, detalha Laura.

Realização

Larissa, filha de Valmir Luis Schneider e Rosemeri Müller, entrou na Aman no início de 2020. Ela explica que esse é um momento marcante para quem sonha em ser militar, uma realização na carreira. A família foi até o evento, na academia, para prestigiar. “Foi um momento único que materializou todas as dificuldades que passamos para chegar até aqui”, avalia.

Sobre a rotina longe de casa, ela conta que não é fácil, mas que os dias são corridos. “O cotidiano aqui é muito intenso, acordamos todos os dias muito cedo e vamos dormir tarde, com atividades intensas durante todo o expediente. Mas está sendo uma experiência incrível, estou vivendo tudo que sonhei”, conclui.

Larissa com a mãe Rosemeri, a irmã Lavínia e o pai Valmir (Foto: Arquivo pessoal)
Larissa com a mãe Rosemeri, a irmã Lavínia e o pai Valmir (Foto: Arquivo pessoal)
  • Espadim

A espadim é a réplica reduzida da Espada de Duque de Caxias, ela simboliza para os cadetes a honra militar. Essa réplica acompanhará eles até a formatura, quando receberão a espada oficial.

notícias últimas Folha do Mate
https://folhadomate.com/category/noticias/