Hendges (segundo da direita para a esquerda) com parte da sua diretoria (Foto: Divulgação)
Hendges (segundo da direita para a esquerda) com parte da sua diretoria (Foto: Divulgação)

Júnior Ronan Hendges, 39 anos, foi reeleito para a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires. Em pleito realizado na quarta-feira, dia 24, ele teve a aprovação de 97,6% dos 434 servidores que utilizaram as urnas fixas e itinerantes para votar. Os votos em branco somaram 1,6%, enquanto os nulos foram 0,7%, de acordo com informações do sindicato. Hendges, que é motorista de carreira, encabeçava chapa única e terá possado simbólica — para mais três anos à frente da entidade — no dia 25 de outubro, durante a programação da Festa do Servidor, que ocorrerá na sede campestre do sindicato.

A atual gestão será encerrada, de forma oficial, em 16 de novembro. Conforme o presidente, os três primeiros anos foram marcados, principalmente, pela recuperação de perdas salariais relacionadas à pandemia do novo coronavírus, quando a Lei Federal 173 congelou os vencimentos dos servidores públicos em todas as esferas, ao estabelecer o Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19. Ao comentar a respeito da eleição e de mais um triênio na presidência, Hendges ressaltou o intenso trabalho junto aos sindicalizados para obter a aprovação. “Precisávamos de um quórum mínimo, e atingimos. Ficamos contentes, porque isso demonstra que tem uma boa aprovação do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse.

“Vamos continuar trabalhando pela valorização dos servidores públicos municipais. Já tivemos algumas conquistas, mas sabemos que há muito ainda para melhorar. Queremos continuar com as audiências junto ao Poder Executivo para que possamos repassar as prioridades e solicitar estudos de viabilidade para uma série de outras demandas da categoria.”

JÚNIOR RONAN HENDGES
Presidente reeleito do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires

Para o próximo mandato, serão mantidas as prioridades de sempre: valorização do servidor, busca por melhoria do vale-alimentação e revisão do difícil acesso, além das articulações para que, após muito tempo, a categoria possa ter um ganho real. “Queremos entrar em uma pauta propositiva em relação a isso, pois não podemos esquecer todas as dificuldades que passamos e o tempo em que os salários ficaram defasados”, afirmou. Hendges também tem como meta o avanço em alguns padrões de vencimento do funcionalismo. “Notamos disparidade entre as exigências de determinados cargos e os salários recebidos”, declarou.

820 – é o número de servidores públicos municipais que fazem parte do sindicato atualmente. Quando a atual diretoria assumiu, eram 600.

Sindcast

Júnior Ronan Hendges aproveitou para anunciar um projeto que será implementado na próxima gestão. É o SindCast, um programa que abordará conteúdos de interesse da categoria. Haverá transmissão ao vivo e com a possibilidade de participação dos servidores. “Às vezes, não conseguimos atender todos individualmente. Então, pensando em ampliar a comunicação com os sindicalizados e incentivar a associação de outros, teremos mais esse canal”, justifica o presidente. E quem não puder acompanhar ao vivo terá condições de acessar o conteúdo, que ficará gravado.

Nova diretoria

  • Presidente: Júnior Ronan Hendges
  • Vice: Otilina de Souza Massmann
  • 1ª secretária: Catiele Inês Pereira
  • 2º secretário: Júlio César da Rosa
  • 1º tesoureiro: João Batista Gomes
  • 2º tesoureiro: Valdemir de Mattos
  • Diretor social e patrimonial: Elígio Weschenfelder
  • Conselho Fiscal (efetivos): Ângelo Antônio do Amaral Ramos, Nadir Pontin e Enéias Ivan Ness Peiter
  • Conselho Fiscal (suplentes): Airton José Stumm, Gilberto Luiz Jaeger e Alexandre Luis da Rosa
  • Conselho Ético (efetivos): Pedro Lino de Souza Neto, Nerlei Julice Heck e Odenir Guterres de Carvalho
  • Conselho Ético (suplentes): João Eli Araújo dos Santos, Carlos André Rodrigues Padilha, Fabiane Beatris da Silva Cardoso, Graziela Schonarth e Carla Cristina Souza Weschenfelder
  • Delegados representantes (efetivos): Ricardo Guterres de Carvalho e Barbara Francine Leismann
  • Delegados representantes (suplentes): Carlos Augusto Rohr Trojaner e Astor Renato Metzdorf