Lar Novo Horizonte tem atualmente 1,5 mil metros quadrados de área construída (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Lar Novo Horizonte tem atualmente 1,5 mil metros quadrados de área construída (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Lar Novo Horizonte, de Venâncio Aires, tem registrado aumento na procura por vagas e estrutura está no limite da capacidade.

O Lar Novo Horizonte, de Venâncio Aires, analisa a possibilidade de ampliar a estrutura física do espaço, localizado no bairro Bela Vista. A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Antenor Augusto de Almeida. Segundo ele, são atuais 43 residentes (sendo cinco acamados), número muito próximo da capacidade total, que é de 48 pessoas. Além disso, tem havido uma grande procura por novas vagas. “Devido à procura intensa que está havendo, estamos pensando nessa ampliação de construir mais apartamentos, para dar ainda mais conforto para quem procura pelo serviço”, afirmou Almeida.

Na prática, a ideia é erguer mais 30 apartamentos (quartos com banheiro). “Existe um projeto já há alguns anos para ampliar e estamos analisando, junto com o Luiz Paulo Assmann, que preside o Conselho Deliberativo, a melhor forma para fazer isso. O projeto está sendo analisado e aperfeiçoado.” Ainda conforme Antenor de Almeida, a obra tem um valor estimado de R$ 1 milhão. Metade do valor, segundo ele, seria com recurso próprio e doações e a outra parte através de um financiamento bancário.

O presidente observa, ainda, que espaço em área não é problema, afinal são mais de dois hectares de terreno. “Espaço tem. Mas a estrutura física está no limite da capacidade. O próprio refeitório e sala de TV já estão pequenos. Precisamos aumentar.” De acordo com Almeida, a expectativa é começar o projeto no início de 2026.

Presidente do Lar, Antenor Augusto de Almeida, junto ao refeitório, que também deve receber melhorias (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Instituição tem atualmente 43 residentes (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Equipe do Lar Novo Horizonte

Inaugurado em 1992, o Lar Novo Horizonte é uma idealização do Lions Club Venâncio Aires e tem 1,5 mil metros quadrados de área construída. São 30 funcionários, entre cuidadores, auxiliar de Enfermagem, técnicos em Enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicóloga, jardineiro, secretária, cozinheiras, auxiliar de cozinha, auxiliar de lavanderia e faxineiras. Desde o início de setembro, pela primeira vez, a instituição conta com uma médica.

O Lar Novo Horizonte recebe pessoas a partir de 60 anos. Atualmente, o residente mais jovem tem 72 anos e o mais velho está com 98.