Tem presente de Natal mais tradicional do que uma bicicleta? Aprender a pedalar e a se equilibrar sobre uma ‘magrela’, o vento no rosto e a sensação de liberdade são momentos inesquecíveis, independente da idade que isso acontece. Mas, e quando isso já ficou no passado?
Pensando em proporcionar novamente essa possibilidade a quem não consegue mais andar de bike sozinho, dois grupos de ciclistas e uma loja de Venâncio Aires se uniram em torno de uma ideia muita bacana: comprar uma bicicleta adaptada para cadeira de rodas e doar ao Lar Novo Horizonte. Curiosamente, foi possível concretizar a ideia e dá-la de presente na semana do Natal. Através de uma parceria do Gurias do MTB, do Pedal Trilheiro e da loja Arly Bikes, foi organizada uma pastelada e, assim, foram arrecadados recursos para ajudar na compra dos itens: uma bicicleta, uma cadeira de rodas para até 140 quilos e um suporte que integra os dois (este dispositivo é de um modelo desenvolvido em Santa Catarina).
“Pensamos em fazer algo diferente, que proporcionasse momentos de descontração e integração com as famílias. E que esses avós, que talvez um dia andaram de bike, voltassem a sentir o que sentimos quando pedalamos”, relatou Catiana Haas, ciclista do Gurias do MTB.
Segundo Marilene Schmitz, da loja Arly Bikes, a ideia é, futuramente, comprar o mesmo modelo e doar para outras entidades que atendem pessoas idosas ou com deficiência física. “Que todos possam ter as mesmas oportunidades”, destacou.
A primeira volta
“War schoen [foi bonito]”, definiu, na sua língua materna, a aposentada Reinilda Ebertz. Aos 93 anos, ela é a residente que está há mais tempo no Lar Novo Horizonte e, na tarde de terça-feira, 21, foi a primeira a dar um passeio na bicicleta adaptada.
Além de Reinilda, há outros 17 idosos que hoje dependem de cadeira de rodas. O número corresponde a mais da metade dos atuais residentes, que são 32 ao total. “É um presente lindo e será muito útil, para proporcionar momentos de diversão, de lazer, e vamos tentar envolver ao máximo os familiares”, comentou a administradora do Lar, Carolina Oliveira Mott. Quem também elogiou a iniciativa foi a presidente, Zilda Assmann. “Só temos a agradecer, do fundo do coração, esse gesto.”