Lembranças do Grupo Musical ABC Som de Vila Melos

-

História de Roque Eisermann ex-integrante

Foi em 1979. Recém-chegado em Vila Melos, como professor na Escola Curupaiti, morando na pensão da dona Veleda, logo escutei o ronco de gaita no Bar do Chico. Dos fins de tarde das sextas-feiras ao fim de domingo, era uma festa só: ora Orlando Schulz, ora Danilo Santos tocando para animar os frequentadores do bolão. O barulho do cair dos pinos se juntava ao som da gaita.

Achei tudo isso muito animado. Era só alegria, música, bolão e cerveja. Muito grito a cada nove paus. Como também era iniciante no violão e o som de gaita me atraía, logo me juntei aos músicos. Em seguida, conheci o Elmo Gerhardt, gaiteiro e tecladista e, no mesmo ano, foi realizada uma festa da escola, onde fizemos a animação. Eu, o Elmo, o Paulino Toillier e o Orlando Schulz (já falecido).

Foi um sucesso total. Quando a cortina se abriu, o público vibrou e o baile foi muito animado. Com este grupo ainda toquei algumas festas de escolas na redondeza.

Na mesma época, a convite do senhor Frederico Toillier, eu e o Elmo fomos animar uma festa junina na Febem, em Taquari. Na volta, já tarde da noite, conversamos e por iniciativa do Elmo, foi sendo montada a banda de baile com os antigos músicos de Vila Melos: Alvino Stumm, no saxofone; Laurindo  Meurer no pistão; Raul Trost, no trombone, estes já falecidos atualmente; Lautério Thomaz, no contrabaixo; Elmo Gerhardt, no teclado; Albano Schulz, na bateria e eu, Roque Eisermann, na guitarra base. Estava formado o ABC Som.

Grupo Musical ABC Som tocou em toda região até 1995, quando foi extinto

Tocamos na Bier Haus, Santa Cruz, Candelária, São Jerônimo, Triunfo, Barão do Triunfo, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Rio Pardo e muitos outros lugares. Enfrentamos muitas dificuldades nas viagens mas, acima de tudo, tínhamos muita alegria e descontração.

Tocávamos quermesses, festas de escolas, bailes de sociedade, aniversários e eventos comunitários. Eu deixei a banda em 1986, quando entrou o Gilmar Pacheco, sendo que o Geraldo Schimuneck também teve participação na banda.

Em 1995, a banda se desfez porque, com o advento da tecnologia, as pequenas bandas se tornaram inviáveis e integrantes, por motivos pessoais, assim resolveram. Com todas estas lembranças, ficou a saudade dos bons momentos e das histórias pitorescas, que por vezes aconteciam. Meu respeitoso abraço aos colegas e aos familiares daqueles que já partiram.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido