Atuando em postos de combustíveis há 13 anos, Morgana Dorr, 36 anos, se orgulha de ser a prova de que as mulheres podem atuar em qualquer área profissional. Há dois meses ela é gerente de pista no Posto KZ Combustíveis, no bairro Bela Vista.
“Tradicionalmente, criou-se a ideia de que existe trabalho de mulher e trabalho de homem, mas, nos últimos anos, o mercado de trabalho mudou muito e esse conceito também”, destaca, ao observar que as mulheres têm ocupando cada vez mais espaços profissionais, praticando as mesmas atividades e funções antes consideradas exclusivamente masculinas.
Ela reconhece que a aparente fragilidade do corpo se mostrava como uma das justificativas para definir onde as mulheres poderiam estar. No entanto, limitações como o carregamento de peso, hoje podem ser resolvidas com soluções do mercado, como a ação de subir em um caminhão e descarregar o combustível, uma das atividades de Morgana no posto de combustíveis.
A gerente do posto reconhece, no entanto, que por vezes ainda surgem olhares duvidosos sobre saber calibrar um pneu ou conferir a água e o óleo, por exemplo. “Todas essas habilidades não dependem do gênero. Não existe cargo que a mulher não possa ocupar. Ela é empreendedora, talentosa, competente, feminina e, sobretudo, sabedora de si”, reforça.
Um das suas metas é conseguir atrair mais mulheres para este setor, desenvolvendo nelas a confiança e motivação neste mercado. “Gosto e sou realizada no que faço. Sou motivada pela oportunidade de aprender e crescer constantemente, bem como pelo reconhecimento do meu trabalho”, afirma.
“Um dos grandes desafios continua sendo a necessidade da mulher ter de provar o seu valor e a sua capacidade para realizar algumas funções e assumir responsabilidades.”
MORGANA DORR
Gerente de pista do Posto KZ Combustíveis