
Venâncio Aires - O dia 31 de outubro é simbólico para os luteranos, data na qual celebram os 508 anos da Reforma Protestante. O movimento ocorreu em 1517, quando Martinho Lutero, insatisfeito com ações da Igreja Católica, publicou 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg. As críticas eram em especial quanto à venda de indulgências e a questões doutrinárias.
Conforme o pastor Gilmar Finken Zacomelli, da Paróquia Evangélica de Venâncio Aires, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Lutero defendia que a salvação depende unicamente da fé em Jesus Cristo, e não de obras ou valores financeiros. “Tudo o que precisamos, Deus nos dá de graça. Não há preço a ser pago, basta a fé em Cristo”, destaca o pastor, que participa pelo terceiro ano do Culto da Reforma desde que chegou a trabalho no município.
Segundo ele, a Reforma foi, antes de tudo, um convite à reflexão dentro da própria Igreja Católica. “Lutero não pretendia dividir a Igreja, mas resgatar o centro da fé cristã, que é Jesus Cristo. Como não foi compreendido, acabou sendo excomungado, e a partir disso surgiu o movimento que chamamos de Reforma Protestante”, explica.
Entre os legados deixados por Lutero, Zacomelli ressalta quatro pilares: fé, escritura, graça e Cristo. Esses fundamentos seguem orientando a fé luterana até hoje. Além disso, o fato histórico ensina a valorizar o diálogo e o respeito às diferenças, algo essencial nos dias atuais. “Aprendemos a buscar o que nos aproxima do outro, mesmo sendo diferentes. Isso também é parte do espírito da Reforma”, afirmou, lembrando das atividades ecumênicas realizadas pela paróquia.
Entre as frases de Lutero que continuam atuais, o pastor lembra: “Cada florim (moeda da época) que for investido em armas e guerras deveria ser investido cem nos gastos na educação das pessoas.”
“Há também outra frase usada por Lutero que gosto muito e diz o seguinte: ‘Você deveria orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de ti’”, lembra o religioso.
Novidade
Zacomelli também compartilha que, neste ano, a paróquia – que abrange também Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado – celebra a ampliação dos pontos de pregação, com atividades mais recentes em Passo do Sobrado e Linha Cecília. “Assim, a gente fortalece cada vez mais a presença da IECLB.”
Programação
• Para marcar os 508 anos da Reforma Protestante, a Igreja Evangélica Luterana do Centro de Venâncio Aires recebe um culto especial nesta sexta-feira, 31, às 19h30min. A celebração contará com a participação dos grupos musicais da comunidade e do Colégio Gaspar Silveira Martins.
• Conforme o pastor Gilmar Finken Zacomelli, essa também será uma forma de valorizar a musicalidade, um dos aspectos que Lutero sempre incentivou.

• O tema do culto será baseado no que de fato é a verdade na fé cristã, com liturgia tradicional luterana. Participam os pastores Jair Luiz Holzschuh, Gilmar Finken Zacomelli e a pastora Gilvania Knob de Oliveira. “Esse será um momento especial para lembrar a data. Quem canta, ora duas vezes”, diz Zacomelli.
“Nós, como Igreja Luterana, convidamos os membros a contribuir para a continuidade desse trabalho, para que ele possa beneficiar as futuras gerações e também fazer a diferença na vida das pessoas, levando o Evangelho e o amor de Deus a todos.”
GILMAR FINKEN ZACOMELLI
Pastor

Atividades
• Entre os trabalhos realizados pela Comunidade Evangélica de Venâncio Aires estão as atividades do Missão Crianças, como o culto infantil, realizado em todos os cultos, com um momento dedicado exclusivamente a elas.
• O trabalho com adolescentes é feito por meio do ensino confirmatório, voltado para jovens de 12 a 13 anos. Já os jovens participam da Juventude Evangélica. Há também atividades para a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), para os idosos, grupo de diaconia, casais reencontristas e diferentes grupos área de música. Os cultos ocorrem aos domingos, às 9h, e nas terças-feiras, às 19h30min.
• Interessados em participar em algum dos grupos da comunidade, podem entrar em contato para informações direto com a secretaria, na rua Tiradentes, número 1.236.
Membros da paróquia
• Municípios de Vale Verde, Mato Leitão, Venâncio Aires e pontos de pregação em Passo do Sobrado: 5.241 membros
• 0 a 10 anos: 713
• 11 a 14 anos: 264
• 15 a 29 anos: 1.206
• 30 a 59 anos: 2.063
• 60 a 80 anos: 832
• Mais de 80 anos: 160