Para a montagem, são priorizadas flores de época, como o crisântemo (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Para a montagem, são priorizadas flores de época, como o crisântemo (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - A tradição da Festa de São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, ganha cores e formas pelas mãos de quem carrega a fé no coração e no trabalho. Márcia Hinterholz Hickmann, 50 anos, e a filha, Bruna Hickmann, de 23, são as responsáveis pela ornamentação da igreja e do andor do padroeiro durante os dias da festividade.

A caminhada de Márcia com a ornamentação, segundo ela, começou em um período bastante desafiador. “Fomos convidadas no ano da pandemia, quando também éramos festeiros da 145ª edição, realizada em 2021. Aprendi a fazer a ornamentação do andor, o que foi um desafio muito grande. Fazemos isso com muito prazer e alegria, pois somos devotas e sentimos o compromisso de ajudar a nossa paróquia”, explica Márcia.

Para Bruna, o trabalho ao lado da mãe é um momento de conexão. “É muito gratificante ajudar minha mãe a arrumar o Santo e enfeitar a igreja. Nossa fé se renova a cada vez que estamos aqui”, afirma a jovem. O andor é um dos símbolos mais importantes da festividade, sendo o ponto de contato espiritual de muitos fiéis que buscam tocar a imagem ou fazer orações. Márcia destaca, ainda, o ‘peso’ da responsabilidade.

“Todos somos devotos e temos fé no exemplo de vida de São Sebastião. A imagem representa toda a caminhada dele, na qual nos espelhamos. Prepará-lo para o momento alto da festa, como o nosso anfitrião, nos deixa muito felizes”, ressalta.

Simbologia

Segundo Márcia, as cores predominantes no andor são o verde, o vermelho – que remetem ao martírio – e o branco, representando a paz e a liturgia eucarística. “Utilizamos flores da época, como o crisântemo, que é mais resistente ao calor. Também diversificamos com flores vermelhas, como a astromélia”, detalha Márcia. Devido à grande quantidade necessária e à dificuldade de encontrar cores específicas nesta época, as flores são trazidas da Ceasa.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.