Venâncio Aires - Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Venâncio Aires, localizada no bairro Morsch, trata, em média, 14 litros por segundo, resultando em 1.209.600 litros de esgoto por dia ou 36.288.000 litros no mês, conforme a Corsan, responsável pelo abastecimento de água em Venâncio Aires.
As obras para tratar o esgoto venâncio-airense começaram em janeiro de 2019. Já são mais de 5,2 mil imóveis ligados à rede coletora de esgoto no município, o que representa cerca de 23% do total de economias de água em Venâncio Aires, que somam 23 mil. Já possuem redes coletoras parte do Centro e os bairros União, Aviação, Cidade Alta, Xangrilá e Gressler.
Redes coletoras de esgoto
Desde março deste ano, a Corsan realiza a implantação de novas redes coletoras de esgoto e de ramais prediais nos bairros Aviação, Morsch, Cidade Nova e Brígida. As obras já foram finalizadas no bairro Cruzeiro. Já foram implantados, nesta etapa, 13,4 quilômetros de rede coletora e 1.096 pontos de espera, para que as pessoas conectem os imóveis. Quando estiverem disponíveis para ligações e operando, devem beneficiar cerca de 4 mil pessoas. Até o fim de 2026, a Corsan projeta passar dos 100 quilômetros de redes construídas, garantindo 33% do esgoto tratado no município.
Segundo a Corsan, as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário representam avanço do saneamento básico. Elas estão alinhadas às metas de universalização previstas pelo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o acesso de 90% da população aos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033. As intervenções buscam garantir saúde pública, qualidade de vida, cuidado ambiental e desenvolvimento urbano das cidades. O tratamento impede que o esgoto seja jogado diretamente no arroio Castelhano, contribuindo para reduzir a poluição e garantir mais qualidade na água que abastece a população de Venâncio Aires.
Ruas contempladas com a rede coletora
- • As novas redes coletoras de esgoto foram construídas nas ruas João Artus, João Puthin, Getúlio Vargas, Emílio Selbach, Brígida Fagundes, Antônio Carlos, Félix da Cunha, Barão do Triunfo, Josefredo Metzdorf, Berlim da Cruz, Pedro Grünhauser, Fernando Abott, Reynaldo Schmaedecke, Rua da Paz, Armando Alves, Conde D’Eu, Cláudio Reckziegel, Rufino Pereira, Guilherme Knies, Wilbaldo Ertel, Osmar A. Puthin, Dona Hilda Borges de Almeida, Dr. Clóvis Pereira de Carvalho e Dr. Albino Fiss.