Luís Carlos dos Santos e Marco Borba apostaram na produção de argamassas no ano passado em Venâncio (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Luís Carlos dos Santos e Marco Borba apostaram na produção de argamassas no ano passado em Venâncio (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Em 2025, Venâncio Aires teve mais um ano considerado positivo para o empreendedorismo. A avaliação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com base nos dados do Mapa das Empresas, divulgado pelo Governo Federal, que apontam que 1.356 empresas foram abertas no ano passado.

Destas, são 1.281 microempresas (MEIs), 47 de pequeno porte e 28 outras – segundo classificação do Mapa das Empresas. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo da secretaria, por meio da Sala do Empreendedor, com foco no estímulo ao empreendedorismo, na simplificação de processos, na orientação aos empreendedores e na melhoria permanente do ambiente de negócios”, comemora o titular da pasta, Marcos Hüttmann.

O tempo de abertura é de, aproximadamente, oito horas. “Hoje é possível abrir uma empresa em poucos minutos no Município, com um tempo médio de abertura inferior à média estadual e um dos melhores da região, o que reforça a confiança de quem investe e acredita no potencial de Venâncio Aires”, acrescenta Hüttmann.

Por outro lado, Venâncio Aires também teve 740 empresas extintas, sendo 705 microempresas, 23 de pequeno porte e 12 classificadas como outras.

Potencial

Entre os segmentos que o secretário destaca está o de alimentação, o que demonstra, segundo ele, o potencial de atração de investimento do Município. “Pessoas de outros municípios percebendo em Venâncio uma oportunidade. Este é um dos segmentos que comprova isso, mesmo com outras empresas concorrentes, segue tendo destaque na abertura de novos empreendimentos”, afirma.

Segundo o secretário, diversas empresas enxergam na Capital do Chimarrão uma oportunidade de crescimento.

616 é o saldo entre empresas abertas e fechadas em Venâncio Aires em 2025

Empresários de Santa Cruz do Sul escolhem Venâncio para empreender

Entre as empresas de maior porte que iniciaram atividades no município em 2025 está a Masterplus, fábrica de argamassa que iniciou a produção em maio do ano passado. Instalada em um pavilhão perto do trevo de Linha Hansel, às margens da RSC-287, a empresa surgiu a partir do empreendimento do diretor administrativo Luís Carlos dos Santos e do diretor comercial Marco Borba, que apostaram na produção de argamassas na região.

Os sócios-proprietários têm mais de 25 anos de experiência no ramo e identificaram, no ano passado, uma oportunidade de negócio em Venâncio Aires. “Vimos a oportunidade de empreender em Venâncio justamente por não haver empresas desse segmento na região dos vales do Taquari e do Rio Pardo, além da localização estratégica na rodovia, que nos garante visibilidade comercial. Atualmente, realizamos vendas para clientes do varejo e da engenharia para todo o estado, mas principalmente fora do município”, destaca Marco.

“Buscamos sempre crescer cada vez mais, embora todos os desafios diários. A meta para este ano é ampliar ainda mais nossa linha de produtos e com novidades.”

LUÍS CARLOS DOS SANTOS

Diretor administrativo

Ao avaliar os oito meses de atuação, a dupla, que conta com o trabalho de outros cinco funcionários, considera o resultado positivo e projeta a expansão do negócio, com a inclusão de novos produtos no portfólio. Os dois sócios residem em Santa Cruz do Sul e se deslocam diariamente até a Capital do Chimarrão. “Prezamos pela qualidade dos produtos e contamos com selo de qualidade para bem atender nossos clientes. Também é importante ressaltar o apoio da administração municipal desde o momento em que decidimos instalar a fábrica”, ressalta o diretor comercial.

Luís Carlos explica que todo o processo produtivo é realizado na própria unidade. “A matéria-prima chega à empresa e toda a composição da argamassa é preparada aqui, desde o início do processo até a embalagem e o carregamento”, conclui.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.