Na rotina de João Alexandre Simon, 57 anos, e Raquel Cristine Ullmann Simon, 56, o jornal não passa despercebido. De manhã cedo, nas terças, quintas e nos sábados, é ela que vai buscar a edição na porta de casa e é a primeira a conferir as notícias e informações junto com um café ou chimarrão. Depois do almoço, João já tem o cantinho certo para conferir metade do jornal – a outra parte ele lê no dia seguinte, já que as edições são trissemanais.
João enfatiza que inicia a leitura pelas páginas de esporte, polícia e também, a coluna de Sérgio Klafke. Também não pode esquecer do horóscopo diário, que, segundo ele, sempre confere com o que realmente acontece. Raquel, que é artesã, fica atenta às receitas e também à divulgação de eventos.
“A leitura me distrai, e ler com atenção ajuda a trabalhar a memória”, comenta João, que é autônomo há 20 anos na área de refrigeração junto à residência, na localidade de Grão-Pará.
O casal tem duas filhas Luana, 32 anos, e Gabriela, 24. Entre as lembranças da família com a Folha do Mate está a publicação das fotos das filhas no caderno Sorriso de Criança, e também quando ele e a filha Luana foram ganhadores de uma promoção da então Ótica Kothe (atual Soller), e cada um recebeu um relógio. “Nos aniversários também sempre publicávamos alguma foto na página social”, recorda João, que é assinante do jornal desde 1991.
No último mês, o casal observou a cobertura da enchente de Vila Mariante e localidades próximas. “Foi muito triste acompanhar tudo que aconteceu”, comenta Raquel. A preferência de João é pela leitura na edição impressa, já Raquel também se informa pelas publicações na página do Facebook.
Para passar o tempo e também trabalhar a mente, João destaca as palavras-cruzadas e um jogo de labirinto que antigamente também era publicado nas páginas do jornal. A divulgação dos números da loteria sempre são conferidos quando fazem eles apostam em algum jogo. Além disso, a família também sempre confere as ofertas dos supermercados anunciadas na Folha do Mate, para ver onde vale a pena fazer as compras.