Encerrado oficialmente no fim de fevereiro deste ano, o Censo Demográfico 2022 já aponta alguns indicativos sobre a população de Mato Leitão. As primeiras estatísticas avançadas serão divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos próximos meses, mas dados preliminares informados pela agência de Santa Cruz do Sul, no fim da semana passada, mostram que a maior parte da população reside no meio rural.
Conforme o relatório, dos 4.841 moradores do município, 2.773 moram no interior e 2.068 na via urbana. Além disso, há mais mulheres na Cidade das Orquídeas – o percentual é de 50,73%. O índice de homens que moram em Mato Leitão é de 49,28%. Outro dado que chama atenção no município é o crescimento em relação à população idosa nos últimos 22 anos.
De acordo com coordenador da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, em 2000 o percentual de pessoas com 69 anos ou mais era de 5,51% e em 2022, conforme o Censo Demográfico, que iniciou em agosto do ano passado, o índice é de 9,83.
Em contrapartida, a quantidade de crianças diminuiu na Cidade das Orquídeas. Há 22 anos, o percentual de crianças com idade entre 0 a 3 anos era de 4,27% e agora é de 3,03%. Segundo Braga, todas as residências do município passaram pelo recenseamento. O que ainda não foi divulgado pelo IBGE, no caso de Mato Leitão, é a média de moradores por casa.