Foi lançado na manhã de ontem, o manifesto A Força da Sociedade Contra a Violência que integra a Campanha 1 segundo contra a violência – Você decide se ela avança. O documento pode ser assinado pela população, que também poderá dar sugestões sobre segurança pública. As informações serão levadas a representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A iniciativa contou com evento no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a presença de representantes de diversos grupos de mídia, do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do médico cardiologista Fernando Lucchese. A campanha foi idealizada pelo presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos, Mario Gusmão, e promovida pelos veículos de comunicação do estado, em parceria com a Associação dos Diários do Interior (ADI) e Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
O documento, assinado por nove entidades no ato, pede um trabalho conjunto de governo e sociedade. Qualquer cidadão poderá assinar o manifesto e sugerir quatro propostas, de forma anônima, através do site www.sociedadecontraviolencia.com.br, até o dia 20 de outubro.
União
O vice-governador elogiou a iniciativa, destacando a união entre governo e sociedade civil. “A sociedade enxerga a questão da violência como questão de Segurança Pública. Mas ela envolve também outros aspectos como saúde e até economia”, afirmou Ranolfo. Já o cardiologista Fernando Lucchese foi convidado como representante da sociedade. “Nós médicos entendemos de doença. E a violência é a principal doença da sociedade. Uma vida sem segurança não é vida”, afirmou.
- Entidades que assinaram
Parceiros Voluntários, Movimento #Paz, Lions, Instituto Cidade Segura, AFEET, associação de moradores, Grêmio Foot-Ball Porto-alegrense e Sport Club Internacional.