
Venâncio Aires - O sonho e uma reivindicação comunitária de muitos anos começa a sair do papel em Venâncio Aires. Nesta semana, máquinas e caminhões da Avantte Engenharia, de Santa Cruz do Sul, realizaram as primeiras intervenções na Estrada Waldemar Henrique Konrad, a antiga VRS-816. Os trabalhos tiveram início, segundo moradores, nessa terça-feira, 3, no trecho que fica nas proximidades da Cabana São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará. O foco neste momento é a retirada e substituição da canalização de esgoto. Nos próximos meses, o trabalho vai avançar para o total de 6.032 metros de extensão da via.
Apesar da poeira, do barulho do maquinário e dos transtornos para conseguir sair de casa, o morador do bairro, Élio Wunsch, de 56 anos, sintetiza que esses contratempos são momentâneos e são necessários para que as melhorias possam ser executadas. Ele mora ao lado da cabana há 22 anos, junto com a esposa Janete, de 54.

O caminhoneiro lembra que inúmeras vezes solicitou por melhorias na estrada. “É uma obra que todos estavam esperando, não só nós que moramos no bairro Grão-Pará, mas todos que precisam passar pela estrada, que está em uma situação muito ruim”, comenta. Wunsch diz que uma das preocupações era a falta de segurança. “A sinalização era muito ruim”, descreve. Ele afirma que em diversas vezes alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu, que se deslocavam a pé, corriam riscos, pela falta de acostamento para caminharem.
“O Estado não fazia nada e deixou a estrada atirada. Ao longo dos anos, aconteceram muitos acidentes e mortes, inclusive na frente da nossa casa. Mas tudo isso poderia ter sido evitado”, acredita.
TRABALHOS
A ordem de início foi assinada no dia 16 de janeiro, com participação de moradores, lideranças e autoridades políticas, no salão Gigante, de Linha Travessa. Na ocasião, o prefeito Jarbas da Rosa enfatizou que a obra prepara a Capital do Chimarrão para o futuro e caracterizou o projeto como o mais bonito e mais importante para Venâncio para as próximas quatro décadas. Desde então, a empresa vencedora da licitação vinha focada nos trâmites burocráticos e executando levantamentos e análises necessárias para o projeto, como topografia.
Além de recapeamento do asfalto, com a camada atual bastante deteriorada e apresentando muitos buracos, o projeto contempla uma ciclofaixa, garantindo mais segurança para quem transita pelo trecho. A estrada passa por localidades importantes como Grão-Para, Vila Santa Emília, Vila Travessa e se conecta com a RSC-453.
A previsão de conclusão da obra,
segundo o contrato, é para janeiro de 2027.
R$ 10,7 milhões -é o valor investido pela Prefeitura na Estrada Waldemar Henrique Konrad.
Relembre
• No dia 25 de junho de 2024, em vídeo nas redes sociais, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou o encaminhamento do pedido de municipalização da VRS-816.
• O Município já vinha fazendo a manutenção com tapa-buracos, e com a negativa de ações por parte do Estado, a Prefeitura resolveu encaminhar o processo.
• Em 29 de novembro de 2024, a Prefeitura anunciou um pacote de cerca de R$ 40 milhões de obras, oficializando recursos próprios para recapeamento da estrada.
• A municipalização da VRS-816, agora chamada de Waldemar Henrique Konrad, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 29 de abril de 2025.